segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Saiba o que sua mesa de trabalho diz sobre você



Você sabia que sua mesa de trabalho diz algo sobre sua personalidade profissional? É o que dizem especialistas. Segundo eles, nos escritórios de hoje, as pessoas costumam utilizar suas mesas de trabalho para comunicar objetivos, valores e atitudes. Como um empreendedor, a mesa de trabalho dos seus funcionários pode ajudar você a compreendê-los melhor e a motivá-los mais. “Pessoas querem ser conhecidas”, afirma Sam Gosling, psicólogo e professor da Universidade de Texas, em Austin. “Você se torna mais saudável, mais feliz e mais produtivo quando as pessoas te conhecem de verdade.”

Veja as mesas de trabalho dos seus colegas, o que tem nelas? O que eles utilizam como decoração? “É importante procurar por temas”, acrescenta Gosling. Dê foco a objetos que parecem mais constantes e permanentes.

Nadia Goodman, do site empreendedorismo Entrepreneur, listou algumas dicas para perceber o que existe de mais marcante na mesa de trabalho de cada um, e o que elas revelam sobre essas pessoas.

1 – Uma mesa organizada diz que... Você é pontual e pouco autônomo

Pessoas organizadas, e com mesas arrumadas tendem a ser mais confiáveis. Cumprem prazos e certamente serão organizadas profissionalmente falando. “Quando entro em um ambiente de trabalho, procuro por um calendário”, diz Gosling, já que um calendário atualizado é mais um sinal de uma pessoa organizada.

2 – Objetos diferentes significam que... Você tem criatividade e é aberto a novas experiências. 

Pessoas que decoram suas mesas com objetos chamativos ou diferentes tendem a ser abertas a novidades e que tem muita criatividade.  Agências inovadoras, como algumas de publicidade ou startups, atraem pessoas com criatividade e estimulam seus funcionários a exibir suas personalidades. Por exemplo, algumas agências proporcionam crédito em sites de compra para que os funcionários decorem suas mesas. Nesses lugares é possível encontrar uma coleção esquisita de robôs, polvos de pelúcia e máquinas de escrever.

3 - Pôsteres motivacionais e mensagens de inspiração podem significar que você é um pouco neurótico.

Quem enche a mesa com declarações que inspiram é tipicamente um pouco neurótico. “Mensagens assim representam uma forma psicológica de emocionalmente equilibrar pessoas ansiosas”, esclarece o psicólogo americano.

Se você pregou alguns desses pôsteres, não se preocupe, nem sempre eles passam essa má impressão. Pessoas mais neuróticas são na maioria das vezes muito bem-sucedidas no trabalho, e as frases escolhidas por elas transmitem seus valores.

4 - Um espaço aconchegante e convidativo pertence a pessoas extrovertidas.

Profissionais com ambientes convidativos, com portas abertas, potes de doces, cadeiras confortáveis, tendem a ser sociáveis e amigáveis. Elas criam um ambiente que mostra aos outros que são receptivas e que recebem muito bem as visitas (Pessoas abertas a novos negócios).

Sociabilidade pode traçar um caminho para promoções e novas oportunidades. Quem é tímido pode tentar dar um toque de conforto em seu espaço. “É possível aprender a exercitar a sociabilidade, apesar de ser difícil ser tão agradável quanto as pessoas que são biologicamente extrovertidas”, completa Gosling.

Com informações do site papodeempreendedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário