segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quer ser um bom negociador? Veja 4 dicas para ajudá-lo nisso



Um empreendedor geralmente tem um dia bem cheio de negociações, seja com clientes, fornecedores, colaboradores, etc. Mas a negociação faz parte da vida do empreendedor, independente do ramo onde ele atua. Por isso, ser um bom negociador passa a ser uma característica importante para fazer a pequena empresa crescer de forma sustentável.


Ainda não existe uma receita certa para isso, mas existem algumas dicas que podem ajudar, confira:

1 – Demonstre segurança

Você é um empresário, alguém que quer crescer e ter segurança na vida, passe essa imagem adiante, um empreendedor precisa mostrar-se capaz de resolver os problemas que surgem. Seja com um consumidor, fornecedor ou funcionário, transmitir credibilidade é essencial para negociar bem. E lembre-se sempre, negociações nunca devem ser pautadas pela emoção.

2 – Saiba conduzir a conversa

Planejar a negociação é um bom começo. Se você for despreparado vai deixar evidente quais são seus pontos fracos. Uma sugestão é montar um check-list com tudo que deve ser discutido durante na negociação. Lembre-se, Preparar-se é meio caminho para o sucesso.

3 – Tenha calma

Um erro comum em negociações é ir com muita pressa à conclusão. Para os especialistas no assunto, isso pode fazer o empresário se precipitar ou entregar, de uma vez, suas estratégias ao interlocutor.

4 – Não seja egoísta

Não cometa o erro de pensar apenas em si mesmo durante uma negociação, pois esse tipo de reunião visa um comum acordo entre todas as partes envolvidas. Cometer este tipo de erro mostra que você não é uma boa pessoa para fazer negócio, o que pode ser ruim pra sua empresa. A orientação é sempre colocar-se no lugar do outro. Isso ajuda também a perceber como ele pensa e traçar uma estratégia.


Com informações de Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário