segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Quer cativar todos do escritório? Veja 10 dicas para ser mais carismático


O carisma ilumina qualquer ambiente e relacionamento. Pessoas assim têm o dom de fazer com que os outros, mesmo aqueles que acabaram de conhecer, se sintam bem-vindos, importantes e valorizados. Uma qualidade como essa não é exclusiva ou nata, ela pode ser desenvolvida.

A seguir, confira 10 hábitos de pessoas carismáticas e desenvolva essa habilidade você também:

1. Ouça mais do que fala: pergunte e enquanto conversa, mantenha contato visual e um sorriso simpático. Corresponda aquilo que a pessoa fala com empatia, ou seja, com expressões não verbais e palavras. Isso mostra aos outros como você se importa com o que dizem e valoriza sua presença. Fale apenas quando você tem algo importante e relevante a dizer a partir da perspectiva da pessoa e não necessariamente da sua.

2. Não ouça seletivamente: certas pessoas têm o desagradável hábito de apenas ouvirem algo que consideram importante para si mesmas e de ignorar os comentários de indivíduos que, para elas, estão de alguma maneira abaixo de seus “níveis”. Pessoas realmente carismáticas não escutam aos outros de maneira seletiva e preconceituosa, mas fazem isso independentemente da classe social ou nível hierárquico.

3. Não deixe os celulares terem vantagem: ser carismático inclui valorizar a presença da pessoa de maneira que ela não seja ignorada por conta de um celular, monitor de computador ou qualquer outra distração como estas. Enquanto você estiver ocupado se conectando com essas coisas não será capaz de se conectar com os outros.

4. Demonstre generosidade genuína: a generosidade é outra característica de pessoas carismáticas. Genuínas e sem interesses, elas não estão preocupadas em serem reconhecidas ou recompensadas quando praticam qualquer ato de serviço pelos outros.

5. Não seja arrogante ou presunçoso: as únicas pessoas que irão valorizar esse tipo de comportamento – ou dar qualquer grau de atenção a ele – são as que se comportam exatamente da mesma forma desagradável. Os outros não serão impressionados, pelo contrário, se sentirão irritados e desconfortáveis pela sua postura mal educada.

6. As outras pessoas são mais importantes: você sabe quais são suas opiniões, capacidades e conhecimentos. Ninguém pode obrigá-lo a mudar de ideia ou tirar de você aquilo que é seu. Sabendo disso você não precisa se preocupar em garantir que todos saibam suas perspectivas e pontos de vista. Ao contrário, se preocupe em saber o que os outros pensam e você não sabe. Esse é um hábito de pessoas realmente carismáticas.

7. Ilumine as outras pessoas: muitas vezes, os comportamentos mais desagradáveis são fruto de carência e necessidade de atenção. Mesmo que essas pessoas não estejam realmente necessitadas destas coisas, a única maneira de fazê-las perceber isso é mostrar que são importantes e valorizadas de maneira madura e equilibrada.

8. Escolha suas palavras com cuidado: as palavras podem ser as ferramentas mais poderosas nas vidas das pessoas. O que você fala pode mudar a atitude dos outros, mas isso não garante resultados positivos. Por isso, é importante escolher com cuidado cada frase, tom de voz e momento de dizer o que deseja.

9. Não exiba os erros dos outros: todas as pessoas gostam de fofoca, concordando ou não com ela. O problema é que, na grande maioria das vezes, os fatos repassados de boca em boca são exagerados, invertidos ou completamente falsos. Para evitar que esse tipo de informação vire difamação e humilhação para os envolvidos, não exiba ou divulgue informações ou erros cometidos por outras pessoas para seus colegas. O problema não é seu. E, se for, deverá ser resolvido com privacidade e profissionalismo.

10. Admita seus erros: outra característica de pessoas carismáticas é que, mesmo nos momentos difíceis, elas sabem quando estão erradas e a hora certa para admitir e concertar seus erros. Estar sempre certo é impossível. O que vai fazer diferença não é seu número de acertos, mas sim as atitudes que toma depois que erra.

Com informações do InfoMoney.

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