sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Conheça cinco tipos de profissionais que você não pode deixar de ter na sua empresa


Existem vários tipos de profissionais, mas alguns deles são indispensáveis na sua empresa. Quando uma empresa tem uma equipe pequena, aumenta a importância de fazer um bom mix de profissionais, com diferentes competências para ajudar o negócio a crescer.  Pensando nisso, revista Entrepreneur listou cinco tipos de profissionais que são essenciais para sua empresa.

1 – O mentor

A maioria das jovens empresas não possui um programa de treinamento, por isso, é ideal identificar pessoas que podem desenvolver os talentos dos outros funcionários, com isso ele pode ajudar compartilhando seu conhecimento com os outros. Esses “professores” da empresa devem ir além de passar aos outros suas habilidades técnicas. A ideia é que ajudem também a propagar a cultura da empresa e seus processos. Com o tempo, esses alunos se tornarão os professores de amanhã, gerando ótimos resultados para a empresa.

2 – O Curioso

A habilidade de liderar não é para todos, é igualmente importante ter entre seus funcionários aquele profissional apaixonados pelo negócio e sedentos por conhecimento. É aquela pessoa que não está satisfeita com suas funções e quer sempre aprender mais, fazendo cursos e assimilando coisas novas. Essa atitude é extremamente saudável, pois inspira outros profissionais a investir em sua educação.

3 – O Faz-tudo

Nos primeiros anos da empresa, seu fundador acumula diversos cargos: de CEO a gerente de recursos humanos – se bobear, até o de secretária. Por isso é bom ter mais profissionais multifacetados na equipe. Pessoas que transitam em diferentes setores da empresa são muito valiosos para ajudar a desafogar a agenda dos empreendedores. Assim, sobra mais tempo para se dedicar ao planejamento de estratégias.

4 – O otimista

Problemas estão presentes em todas as empresas, é algo comum, mas existem aqueles que duram por mais tempo, o que acaba gerando um desânimo na equipe. Por isso é imperativo contar com algumas pessoas que conseguem ver a luz no fim do túnel até nas situações mais tenebrosas. Esse otimismo pode contagiar a equipe, o que dá uma nova vida para superar problemas existentes.

5 - O desafiador

Ter funcionários que apoiam todas as decisões dos gestores não é nada ruim, mas também é bom contar com alguns que desafiem o status quo e até as direções que a empresa está tomando – e falem abertamente sobre isso. Nem toda ideia é brilhante, então é preciso cultivar uma atmosfera de debate saudável para se certificar de que o negócio tem ideias e estratégias fortes.

Com informações do site Papo de Empreendedor.

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