sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Confira sete dicas importantes para você passar uma imagem de sucesso




Para alguns especialistas, ser bem-sucedido não é o bastante, você tem que passar uma imagem de sucesso para que seja tratado como tal. Kevin Daum, empreendedor, conferencista e escritor especializado em marketing, listou em sua coluna no site da revista Inc. sete dicas para construir uma imagem de sucesso. “Algumas pessoas são naturalmente abençoadas com uma aura de sucesso, mas a maioria tem de construir a autoconfiança e burilar certos aspectos da própria imagem”, diz Daum.

E alerta: “Se você projetar uma imagem de perdedor, as pessoas vão tratar você como um perdedor logo de cara.” Confira as dicas:

1 – Vista-se bem em qualquer ocasião

Não é preciso ser rico para se vestir bem, o importante é estar atento a alguns detalhes e perceber o estilo adequado para o momento certo. (terno e gravata ficam tão deslocados num churrasco quanto agasalho de ginástica ou chinelo num escritório de advocacia). Dica importante, procure vestir-se um pouco acima do esperado, se a ocasião pede um jeans e camisa polo, adicione um blazer esportivo. Para finalizar, dê atenção a sapatos, corte de cabelo, unhas, dentição, por que todo mundo repara nisso. Toques de desleixo passam a impressão de que você não sabe cuidar de si mesmo.

2 – Fale e escreva corretamente

Esteja de bem com o português, evite a informalidade e utiliza os plurais corretamente, além de ter atenção a dicção que é muito importante. Outra dica, melhore seu inglês. Daum lamenta dizer isso, mas avisa que muitos americanos pensam que quem fala inglês precário é pouco inteligente.

3 - Domine a arte da conversa inteligente

Em resumo: pare de falar apenas de sua própria vida e das celebridades e comece a se inteirar do que está acontecendo no mundo. Estude sempre. Leia. Viaje. E saiba relacionar as coisas que você colhe nessas atividades. Mais importante: saiba calar-se e ouvir, senão não há conversa, mas monólogo.

4 – Seja generoso

Qualquer tipo de doação tem um impacto positivo, Não precisa necessariamente ser dinheiro, mas atenção, energia, dedicação ou sabedoria. Isso traz admiradores, o que pode ser muito bom.

5 - Seja organizado

Segundo Daum, uma pessoa desorganizada irrita todo mundo em volta, mesmo que ela não ocupe uma posição de destaque. A desorganização passa a impressão de descontrole, descuido e desinteresse. Faz você atrasar respostas a e-mails e telefonemas e, pior, chegar tarde a compromissos. Se você for assim, peça ajuda a um assistente, faça uso de aplicativos de smartphone criados para isso e evite carregar coisas de casa para o trabalho e vice-versa. Aparentar organização faz as pessoas acreditarem que você é eficiente e está sempre no controle.

6 – Faça com que as pessoas sintam-se importantes

Na hora de apresentações, dê um aperto de mão firme e olhe nos olhos, essa atitude mostra que você respeita a pessoa. Esteja presente nos momentos importantes na vida de quem você conhece. Faça pessoas pensarem que estão dizendo coisas importantes o tempo todo e que merecem sua atenção. “Use o poder da gratidão, seja com pequenos presentes, cedendo seu tempo ou simplesmente dizendo obrigado”, aconselha Daum.

7 - Cerque-se de pessoas bem-sucedidas.

“Você sempre será julgado pelas companhias que cultiva”, adverte o autor. Por isso, diz ele, esforce-se para construir um círculo de pessoas que você respeita e admira, e assim será respeitado e admirado por elas.

Com informações do site papodeempreendedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário