sexta-feira, 23 de março de 2012

Um novo uso para tablets: Segunda monitor


Uma aplicação interessante para os tablets é o uso deles como segundo monitor, com a conexão realizada através da conexão wireless. Embora o tablet seja muito mais caro do que um monitor, esta nova utilidade pode ajudar a justificar o custo para muitos, já que o tablet assume mais uma função que de outra forma precisaria ser executada por um dispositivo separado. Bastaria conseguir algum tipo de base e manter o tablet conectado ao próprio PC através da porta USB para que as baterias não se esgotem.

No caso do iPad, iPhone e aparelhos com o Android é possível fazer isso através do Air Display, que foi recentemente atualizado para suportar a maior resolução da tela do iPad 3.

Ele custa US$ 10, mas permite conectar aparelhos com o iOS ou Android tanto a hosts Windows quanto com o MacOS. O desempenho é muito bom considerando que a conexão é realizado via Wi-Fi e é possível inclusive usar mais de um aparelho simultaneamente (usando um telefone como uma minúscula terceira tela, por exemplo. Uma vantagem interessante é que ele permite usar a tela touch para manipular o desktop e aplicativos da segunda tela, criando novas possibilidades de uso.

Seria interessante que surgissem mais opções de softwares similares e que eles passassem a ser incluídos por default nos aparelhos, levando essa possibilidade a mais usuários.

O AirDisplay não possui versão para Linux, infelizmente, mas isso não impede que usemos um aparelho com o Android em conjunto com ele. De qualquer forma, ela pode ser usada para manter alguns aplicativos de monitoramento, um terminal ou mesmo uma janela de chat, para que você possa mantê-la sempre em vista sem precisar mantê-la na janela principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário