segunda-feira, 26 de março de 2012

Especializações e MBA ajudam a empreender melhor, dizem especialistas


Vários empreendedores de pequenas e microempresas orgulham-se de ter aprendido a administrar na “escola da vida”. Porém estudos recentes mostram que os novos empreendedores que obtém sucesso nos negócios estão cada vez mais interessados em se especializar nas suas respectivas áreas.

Além do curso de administração, visto como porta de entrada para a gestão eficiente de um negócio, já é possível encontrar especializações específicas voltadas ao empreendedorismo.

"Isso é prova de que a cultura empreendedora ganhou corpo no País. Há 20 anos, quando me formei em administração, esta nem sequer era um tema da grade curricular", afirma Adir Ribeiro, professor e presidente-fundador da Praxis Education - consultoria especializada em educação corporativa.

Algumas instituições de ensino superior já possuem centros de empreendedorismo especializados e com um público cada vez maior. Há desde cursos modulados com menor duração à pós-graduação clássica - especialização, mestrado e doutorado - e Master in Business Administration (MBA).

Para o professor, empresários que desejam ter sucesso hoje já sabem que administrar não é fácil. "Aquela coisa romântica de que ter a própria empresa é a saída para todos os problemas não existe mais. A maioria já sabe o quanto é difícil virar patrão", afirma.

Adir Ribeiro comenta que o empreendedor de hoje que procura se especializar em sua área tem sua capacidade de analise critica aumentada. "Com uma visão mais madura do que é uma empresa, de fato ele consegue compreender a teoria sabendo aquilo que pode, e deve ser aplicado ao seu negócio e aquilo que não se encaixa", explica.

 Na opinião do professor, estudantes recém formados que queiram ingressar em uma pós-graduação em empreendedorismo ser a devida experiência de administrar pode não aproveitar o curso como o esperado. "Nesse caso, a falta bagagem e vivência da realidade podem gerar grande ansiedade no aluno", aponta.

Outra grande vantagem em investir na sua educação é o network que tende a ser extenso. Seja com professores - que geralmente atuam no mercado corporativo - ou com os colegas, vale a pena trocar experiências e sair um pouco da rotina da empresa. Isso além, claro, de estar em contato com requisitos básicos como aprender a gerir melhor o negócio e a pensar de maneira estratégica.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário