sexta-feira, 30 de março de 2012

Dicas para ajudá-lo a separar suas despesas pessoais e as da empresa


Nem todo mundo sabe lidar muito bem com dinheiro, principalmente se você precisa administrar as finanças pessoais e as da empresa ao mesmo tempo. Por isso, não é difícil encontrar empreendedores que afirmam sofrer com problemas de mistura de contas. Para Reinaldo Domingos, presidente do Instituto Dsop de Educação Financeira, "se engana quem pensa que educação financeira tem a ver com planilhas, matemática e cálculos. A base é a mudança comportamental, de hábitos e de consumo", aponta.

Para o especialista é muito importante o empresário saber estabelecer e separar a “pessoa” e a empresa, as duas têm necessidades diferentes. "A linha que separa os gastos pessoais e os da empresa é tênue, mas pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento", comenta Domingos.

A seguir você encontra quatro dicas que vão ajudá-lo de forma pratica a não ter mais dores de cabeça com esse tipo de problema:

1) Diagnóstico financeiro
A primeira coisa a se fazer é listar e separar todos os seus gatos e os da sua empresa. É só ter tudo na ponta do lápis, uma vez feita essa análise você não precisa fazer isso mensalmente. No diagnóstico entram todos os gastos da empresa: contador, contas de telefone, água e luz, folha de pagamento e assim por diante. O objetivo é que, assim, ele tenha domínio sobre quanto, de fato, custa o seu negócio por mês.

2) Adoção de itens corporativos
Pessoa jurídica geralmente paga menos com Planos de celular, internet e saúde. Quem trabalha em casa pode adotar um número separado exclusivo para a empresa. Essa atitude ajuda a separar as contas. Outra sugestão é o carro, é comum em micro e pequenas empresas que o carro utilizado pela empresa seja o mesmo particular, por isso, o recomendado é que o empreendedor tenha uma estimativa, em percentual, de quanto combustível e estacionamento ele gasta com a empresa e o quanto gasta para seu próprio uso.

3) Estabelecer uma reserva mensal pessoal

É sempre bom manter uma quantia de reserva para possíveis emergências. "Um cabeleireiro ou dentista que tire 20 dias de folga ficará, consequentemente, sem receber por esse período. Sem contar casos de urgência, como uma doença. Por isso a importância de manter uma reserva financeira para despesas pessoais", afirma Domingos.

4) Definir reserva mensal para a empresa
Você deve economizar pelo menos 10% do ganho mensal do caixa da empresa e utilizar este valor como capital de giro ou para reinvestimento na empresa. A ideia é que o dinheiro poupado sirva para modernização e atualização da empresa. "Usar todo o dinheiro ganho no mês é um erro comum, que pode levar ao fracasso empresarial", garante Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário