quinta-feira, 8 de março de 2012

Restaurantes apostam em festivais para atrais clientes



Festivais são boas oportunidades para os donos de restaurantes divulgarem suas marcas e conquistarem novos clientes. 

De acordo com Joaquim Saraiva, presidente da Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo),  durante a São Paulo Restaurant Week, os estabelecimentos registram alta de até 20% no número de clientes. Por isso, é preciso se preparar para receber esta demanda e atendê-la adequadamente. “Se a pessoa passar muito tempo na fila ou for mal atendida, certamente não vai voltar. E, pior, ainda vai contar a experiência negativa para os amigos.”

Para impressionar os clientes, segundo Saraiva, além de caprichar no sabor das refeições, a atenção deve estar redobrada no atendimento e na limpeza do local. Também é importante o proprietário investir em uma decoração especial para o evento. “Mesmo que seja simples, uma decoração coloca o ambiente no clima do festival e chama a atenção até dos clientes habituais”, afirma.

E, para estreitar o relacionamento os novos frequentadores, uma dica de Saraiva é pedir que eles preencham um pequeno formulário com seus contatos. A partir daí, o restaurante pode criar um canal de contato. “Basta ele informar nome, e-mail e telefone. Depois, o proprietário pode enviar promoções e sugestões de pratos para incitar o cliente a voltar.”

Os donos de restaurantes podem também aproveitar os festivais para aumentar o faturamento. Como os preços dos pratos inscritos no evento são mais acessíveis, os empresários podem sugerir combinações com bebidas ou aperitivos para ampliar a margem de lucro.

Para o coordenador do MBA em Gestão de Marcas da Trevisan Escolas de Negócios, Marcos Hiller, não há problema em recomendar vinhos e apresentar a linha de produtos do restaurante, porém não se pode empurrar à força outros pedidos. “É preciso tomar cuidado para não parecer pegajoso ou insistente demais”, declara.

Com informações do UOL

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