sábado, 7 de maio de 2011

Google forma grupo para ajudar a mapear Sudão do Sul

O Google treinou cidadãos do Sudão do Sul - cuja população decidiu se separar do norte em um referendo em janeiro - a usar a ferramenta Google Map Maker. A ferramenta, que permite que usuários façam alterações no Google Maps e no Google Earth e ajudem a aprimorar os mapas online. O Sudão do Sul, que deve se tornar um Estado em julho, é uma grande região, mas pouco mapeada, segundo o Google.

"Há poucos mapas de alta qualidade que apresentem características essenciais como estradas, hospitais e escolas. Eles são particularmente importantes para os grupos de ajuda humanitária, uma vez que ajudam a direcionar seus esforços e mobilizar seus recursos de equipamentos, pessoal e suprimentos. Mais genericamente, os mapas são uma base importante para o desenvolvimento da infraestrutura e economia do país e região", afirma o Google em um comunicado em seu blog.

Na última quinta-feira a empresa realizou via satélite um evento na sede do Banco Mundial em Washington e em Nairobi. Mais de 70 integrantes do grupo responsável pela formação do novo país e outras organizações participaram do encontro, formando um grupo de voluntários que usem o conhecimento da região para contribuir na melhoria do mapeamento do Sudão do Sul, especialmente na área de infraestrutura social.

O grupo trabalhou em conjunto para fazer centenas de alterações no mapa do Sudão do Sul em quatro horas. A expectativa do Google é que essas pessoas retornem para suas comunidades e disseminem essa ferramenta. "Eu costumava viver nesta pequena aldeia que até hoje não existia em nenhum mapa que eu conheço, um lugar desconhecido para o mundo. Agora posso mostrar para meus filhos, meus amigos, minha comunidade, onde eu morava e melhor contar a história do meu povo", disse um dos participantes do grupo.

Em fevereiro, o Google anunciou que trabalharia para atualizar as imagens de satélite da região para formar mapas de alta-qualidade do sul do Sudão.

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário