quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tomando decisões rapidamente


Na maior parte das vezes, analisar demais pode retardar o seu processo decisório, sem melhorá-lo. Ao invés disso, use sua intuição.

De aordco com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê cnocseguee anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltrea szoinha, mas a plravaa cmoo um tdoo. Lgeal, não é msemo?

Não é surpreendente a facilidade com que você pode decifrar as palavras e um texto com uma informação ambígua, ilegível ou incompleta? Estamos habituados a ler nas entrelinhas, preencher as lacunas, consertar os equívocos e descobrir os significados ocultos. O mesmo acontece com a nossa capacidade para tomar decisões.

A regra 80/20 é extremamente conhecida e não costuma falhar:

80% dos engarrafamentos ocorrem em 20% das estradas.
80% da cerveja é consumida por 20% dos bebedores.
80% de participação em salas de aula vem de 20% dos alunos.
80% dos lucros vêm de 20% dos clientes.
Aplicar a regra 80/20 para suas decisões pode ajudá-lo a tomá-las de forma mais inteligente, rápida, e intuitiva.

Na maioria das situações, pode considerar 80 por cento de todas as informações pertinentes nos primeiros 20 por cento do tempo disponível. Geralmente, os restantes 20 por cento dos dados (o que levaria os 80 por cento restantes do seu tempo para obter) não iriam melhorar substancialmente a qualidade da decisão. Sua intuição é boa o suficiente para organizar as informações e preencher as lacunas, assim como você fez no parágrafo inicial.

Veja como você pode aplicar a regra 80/20 para a sua próxima decisão. Em primeiro lugar, identifique as cinco principais informações que você precisa para tomar a decisão. Em seguida, selecione as quatro, entre as cinco, que têm a maior prioridade. Uma vez separadas, você terá cerca de 80 por cento das informações necessárias. Os últimos 20 por cento são muito menos importantes. Agora, aproveite toda a sua experiência e intuição para preencher as lacunas e tomar uma grande decisão – mais rápido do que antes.

Pare de analisar tudo e, em vez disso, siga sua intuição.

Com informações do Blog do Banas

Nenhum comentário:

Postar um comentário