terça-feira, 6 de maio de 2014

Promovendo os dias das mães no seu restaurante


Para a indústria de restauração, o Dia das Mães é, provavelmente, a festa mais importante do ano, com milhares de pessoas saindo de casa para fazer suas refeições nos restaurantes espalhados por todo o país.

É preciso cativar os clientes e tornar esta data mais rentável para seu estabelecimento. No entanto, tenha em mente que a concorrência é grande e você precisa se diferenciar, criando atrativos que vão “chamar” as famílias para seu restaurante.

Fiz uma seleção de ideias que encontrei na internet e em revistas ligadas à área de alimentação fora do lar, e cheguei a estas 8, que considerei as mais interessantes:

1. Seja criativo com o cardápio do bufê – O bufê do Dia das Mães tem que ser especial. Nada daquilo que você oferece no dia a dia do seu restaurante. Crie pratos com variações que atendam a todos os gostos: carnes vermelhas, carnes brancas, peixes, crustáceos e frutos do mar, e acompanhamentos que saiam da rotina. Pense, também, nos vegetarianos e saia do lugar comum das saladas: há inúmeras ideias de pratos atrativos para atender a este público especial. Surpreenda os clientes e mostre que você se preocupa com eles, e com a data.

2. Crie um cardápio especial de Dia das Mães – Com quatro ou cinco opções de entradas, pratos principais e sobremesas, com a possibilidade dos clientes fazerem suas próprias combinações. Isto vai facilitar a administração do fluxo da cozinha e do salão num dia que, sabemos, será de movimento bastante intenso. Lembre-se de harmonizar bebidas com os pratos, incluindo vinhos e cervejas especiais. Ah, por favor, o preço deve ser acessível. É preferível ter o restaurante cheio, com clientes habituais, e também com clientes que nunca visitaram sua casa e que poderão retornar várias vezes no futuro.

3. O brunch(*) pode ser uma opção – O Dia das Mães é ideal para a criação de um brunch, além de simplificar de maneira surpreendente o trabalho da cozinha e facilitar o pré-preparo.  Muitos restaurantes costumam fazer este tipo de refeição somente uma ou duas vezes por ano, e o Dia das Mães é um deles. Crie pratos especiais e faça desta data um evento exclusivo, especial para seus clientes.
(*) Brunch é uma mistura de café da manhã e almoço, tradicional dos Estados Unidos e uma ótima opção para reunir a família e os amigos. É, na verdade uma junção democrática das duas refeições. Geralmente é realizado num horário que compreende parte da manhã e da tarde (das 10h às 17h), trazendo produtos que são parte essencial de um café da manhã e almoço. Para fazer um bom brunch, é necessário que os produtos sejam extremamente frescos.

4. Dê um presente para as mães – Faça com que todas as mães se sintam especiais nesta data, oferecendo um pequeno presente. Por exemplo, contrate um profissional para tirar fotos e enquadre-as oferecendo de presente para as mães (você compra porta-retratos por pouco mais de R$ 10,00). Lembre-se de colocar o logotipo do seu restaurante num canto – da foto ou da armação, de maneira discreta.

5. Ofereça música ao vivo – Alegre o seu restaurante no Dia das Mães com a contratação de um conjunto musical, que entretenha os clientes e crie um ambiente familiar e divertido. Estimule os clientes a fazer seus pedidos musicais favoritos. Se você tiver um lugar para uma pista de dança, melhor ainda.

6. Esteja preparado para acomodar crianças, e adultos com necessidades especiais – O Dia das Mães é um evento familiar, e todos precisam ficar confortáveis. Ofereça a opção de um cardápio infantil e crie entretenimento para as crianças se distraírem. Se possível, tenha monitores para mantê-las, mais ou menos, em silêncio. Para os mais idosos, é preciso ter locais com acessibilidade facilitada e tenha certeza de que estão confortavelmente instalados.

7. Adicione alguns toques especiais na decoração – Crie um apelo adicional, com arranjos florais, pinturas decorativas, e outras opções que evoquem o Dia das Mães. Uma boa ideia é colocar pequenos vasos com uma única rosa no centro da mesa – melhor ainda, perto da mãe que é alvo da confraternização. Lembre-se que este vaso vai ser dado de presente para a homenageada.

8. Crie coquetéis especiais em homenagem às mães – Há inúmeras maneiras divertidas de transformar coquetéis clássicos em bebidas especiais em homenagem ao Dia das Mães. Mas, lembre-se de ter opções sem álcool e que utilizem frutas da estação e levantem o “astral” dos participantes da festividade.

Espero que essas ideias ajudem a “acender” sua criatividade e mostrem como você pode lucrar com o Dia das Mães, de duas maneiras: lotando seu restaurante na data e cativando os clientes, para fazer com que voltem mais vezes em outras ocasiões.

Corra, porque está chegando: é dia 11 de maio. Falta muito pouco!

Com informações do Blog do Banas

Nenhum comentário:

Postar um comentário