segunda-feira, 5 de maio de 2014

Como manter o aço inox do restaurante




Há uma razão para o aço inoxidável ser o material preferido para o material de restaurante. Ele é durável e fácil de limpar, e estes são dois ingredientes essenciais para uma cozinha comercial eficiente. Além disso, alguns tipos de aço inoxidável (como o tipo usado em tampos de mesa de trabalho comercial) resistem a bactérias e podem ser usados ​​como superfície de contato com o alimento. No entanto, se as superfícies em aço inoxidável não estiverem devidamente limpas e protegidas, podem corroer como qualquer outro metal.

O que faz do aço inoxidável o aço inoxidável?

Todas as superfícies de aço inoxidável tem uma fina camada de cromo do lado de fora. Esta camada de cromo reage quimicamente com ar para criar uma superfície lisa, dura que resiste a manchas e corrosão. Qualquer coisa que danifique ou interfira com a interação de cromo/ar (como sujeira, óleo ou arranhões) vai manchar o aço inox, corroer ou enferrujar, por isso a limpeza frequente é necessária.


Como limpar o aço inoxidável

Ao contrário de outros revestimentos resistentes a manchas que podem se desgastar com repetidas limpezas, a camada de cromo do aço inox nunca se desgasta, mas você tem que tomar certos cuidados. Siga estas dicas para manter corretamente o equipamento de aço inox do seu restaurante:

Use pano úmido e detergente neutro – Muitas vezes, a melhor solução de limpeza para equipamentos de aço inox é uma flanela úmida, mas, se você precisa usar um agente de limpeza, adicione um detergente suave na água de lavagem.
Esfregue na direção do acabamento - Algumas superfícies de aço inox têm acabamento escovado ou grãos. Durante a limpeza, vá a favor dos grãos, porque esfregando em sentido contrário, você pode danificar o acabamento.
Use bicarbonato de sódio para manchas de gordura - Quando a água e detergente não são suficientes, adicione água no bicarbonato de sódio e faça uma pasta para limpar as manchas mais difíceis. Também é possível usar um creme de limpeza comercial, desde que não seja abrasivo.
Limpe os respingos imediatamente - Pingos de alimentos, especialmente ácidos, podem danificar a camada protetora de cromo se deixados por muito tempo na superfície do aço inox. Limpe com um pano úmido, logo que possível. Isso também fará com que seja mais fácil limpar depois, porque a comida não estará ressecada e incrustada na superfície.
Use um limpador de vidro para remover impressões digitais - O óleo das impressões digitais pode marcar ou manchar o aço inox, especialmente se o acabamento for polido. Onde quer que as marcas sejam visíveis, use um limpador de vidro para remover as impressões digitais no fim do dia, antes do acabamento ficar permanentemente danificado.
Enxague a superfície após a limpeza - Qualquer resíduo de sabão ou detergente pode ser prejudicial se deixado por um longo período de tempo na superfície do aço inox. Por isso, enxague com água limpa e um pano úmido depois de limpá-lo.
Seque imediatamente - Pingos de “água dura” também podem danificar qualquer acabamento em aço inox. Para evitar, basta secar a superfície após a limpeza para evitar manchas de água.

Coisas a evitar durante a limpeza do aço inox

Ao limpar os equipamentos em aço inox do restaurante, existem algumas precauções para manter em mente.

O cloro faz mais mal do que bem - Cloro, ou produtos de limpeza que contenham cloro, vai certamente matar qualquer bactéria na superfície de aço inoxidável, mas também vai quebrar a camada de cromo de proteção. Em vez disso, use uma solução à base de amônia, se você precisar de mais poder de matar bactérias.
Nunca use esponjas abrasivas ásperas e palhas de aço - Material de limpeza abrasivo, como almofadas e lã de aço, vai arranhar o aço inoxidável e fazer com que apareça ferrugem. Utilize apenas escovas e almofadas feitas de nylon, plástico macio ou qualquer outro material macio e flexível quando for necessária uma maior potência de lavagem.
Utilize produtos de limpeza de aço inoxidável como último recurso - Eles só devem ser usados se a superfície estiver arranhada ou manchada, pois atacam o revestimento de cromo. Se o aço não está danificado, o polimento deve ser evitado. Mas, somente em caso de necessidade, pode ajudar a remover manchas e proteger as áreas riscadas da corrosão.

Com informações do Blog do Banas

Nenhum comentário:

Postar um comentário