sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Veja algumas dicas de filmes para você se motivar para o trabalho

Quando a motivação para o trabalho dá sinais de enfraquecimento, o cinema pode ser uma ótima ferramenta de inspiração.

Entusiasmo constante na atuação profissional é uma das regras que as pessoas de sucesso não quebram, dizem os especialistas. Automotivados, profissionais assim costumam subir os degraus da carreira com mais facilidade do que os demais.

Mas, quando a motivação interna para trabalhar dá sinais de enfraquecimento, é possível recorrer a fatores externos para garantir o fôlego tão necessário para encarar o expediente. E o cinema pode ser uma ótima ferramenta de inspiração para enfrentar o mundo real.

Confira alguns filmes que podem ajudar nesse processo trazendo um sopro de motivação para profissionais de todas as áreas, na opinião de quatro especialistas:

Monstros S. A.


Mike e Sulley são monstros empregados da empresa Monstros S/A, que gera energia por meio dos gritos das crianças. O lucro da empresa cai quando as crianças perdem o medo e não se assustam mais. É quando Sulley conhece uma garotinha e descobre uma nova fonte de energia.

“Indico este filme com o foco de observação na comunicação empresarial. Itens como: os aspectos da formalidade, da informalidade, das relações interpessoais, feedbacks, ruídos da comunicação, metas claras, definição de processo, busca por resultados e confiança em equipe são alguns que o profissional deve estar atento”, diz a coach Mariella Gallo.

Diretor: Pete Docter
Ano: 2001
Duração: 92 min

Forrest Gump


Sob a perspectiva do bem intencionado Forrest Gump (Tom Hanks), um jovem com inteligência limitada, o filme traz passagens marcantes de 40 anos de história dos Estados Unidos. Apesar de não ter um QI alto, Forrest Gump ganha destaque em grande parte das situações descritas.

“O filme é uma comédia e drama ao mesmo tempo e a vida da gente também é isso, comédia e drama”, diz o diretor de RH da Finnet, Yoshimiti Matsusaki.

De acordo com ele, a grande lição que fica é que, mesmo com limitações é possível superar obstáculos e ser feliz. “Ninguém é perfeito, mas dentro dessas imperfeições conseguimos conquistar muitas coisas”, explica.

A questão da força da palavra dele também um detalhe observado por Matsusaki. “Ele cumpre a promessa feita ao amigo durante a guerra e mesmo ele tendo morrido, o Forrest mantém a sua palavra. É difícil encontrar pessoas assim hoje em dia”, diz o diretor de RH da Finnet. ]

Diretor: Robert Zemeckis
Ano: 1994
Duração: 141 min

Apollo 13


A história verídica da missão Apollo 13, da NASA, tem muito a contribuir para a inspiração, principalmente, de quem é chefe de uma equipe, de acordo com a coach Mariella Gallo.

“Indico este filme para que se observe e que seja fonte de inspiração de como um líder deve conduzir uma equipe para buscar um resultado específico sobre forte pressão e incertezas”, diz Mariella.

Algumas atitudes mostradas no filme são essenciais para os líderes. “Reparar nas perguntas, postura física, depósito de confiança, como frear o impulso das equipes de entrar em uma visão pessimista e derrotada e como elevar as atitudes para que foquem em soluções”, cita a especialista.

Além disso é possível verificar e perceber a importância de como dar apoio, direção, saber ouvir e comunicar o objetivo claramente é imprescindível tornar o que parecia impossível em possível, segundo Mariella.

Diretor: Ron Howard
Ano: 1995
Duração: 140 min

Invictus


O filme contado a partir da eleição de Nelson Mandela (Morgan Freeman) para presidente da África do Sul, quando o país ainda mantinha resquícios do apartheid. O novo presidente se une ao time nacional de rúgbi em busca do fortalecimento da identidade nacional.“O filme é interessante e fala muito da questão da liderança”, diz Alexandre Benedetti, executive manager da área de finance da Talenses.

Ele cita uma cena em que a força de influência de Mandela fica muito clara, assim como o seu papel motivacional. “Quando o Mandela chama o capitão para tomar chá e pergunta para ele como ele queria ser visto como líder, traz a motivação pelo coaching”, diz Benedetti.

Diretor: Clint Eastwood
Ano: 2009
Duração: 134 min

Um domingo qualquer


Mais um filme com boas lições de motivação vindas do esporte. Nesta trama, Al Pacino vive Tony D’Amato, treinador dos Sharks, time de futebol americano em crise que está passando por uma sequência de derrotas.

“O filme traz o conceito de liderança pelo exemplo. Tem uma cena em que eles estão perdendo e precisam virar o jogo e o técnico usa a sua experiência, citando erros que havia cometido na sua vida, para motivar os jogadores”, diz Benedetti.

Diretor: Oliver Stone
Ano: 1999
Duração:150 min

Com informações da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário