terça-feira, 27 de agosto de 2013

Treinamento coletivo ou individual: saiba qual é o mais indicado para a sua empresa


A escassez de profissionais não é a única preocupação das empresas brasileiras quando o assunto é gente. Os jovens têm chegado menos qualificados ao mercado de trabalho, exigindo ainda mais investimentos em treinamento e atuação do departamento de Recursos Humanos das companhias. A avaliação é de Marcelo Braga, sócio da Search Consultoria em RH.

“Como falta material humano, as organizações acabam promovendo pessoas que ainda não tinham a devida qualificação. Muitos têm tido sua carreira acelerada, chegando inclusive a ocupar posições de liderança sem o devido preparo”, afirma. É nesse momento que entra o RH, para atuar no desenvolvimento do profissional, escolhendo o treinamento adequado para cada perfil.

“Treinamento é investimento. Há empresas que reservam até 2% do faturamento para isso e não podem errar”, avalia o especialista.

A decisão entre o treinamento coletivo e o individual será decisiva para a escolha da melhor capacitação. Nesse sentido, o Assessment é uma ferramenta que se torna uma grande aliada. Trata-se de uma avaliação que permite descobrir o potencial dos profissionais, identificar eventuais gaps e obter um perfil completo do funcionário, deixando mais claro o caminho a seguir para o seu desenvolvimento.

“O treinamento tradicional é mais eficiente para um aprendizado coletivo, para atividades técnicas, processos, sistemas e cultura da empresa”, afirma Braga.

Já o coaching é focado no individual e voltado para competências comportamentais, que são as mais complexas de serem aprimoradas e praticamente inviáveis de serem desenvolvidas em um treinamento coletivo.

Na opinião do especialista, é comum observar empresas que tem feito escolhas equivocadas em treinamento. Ele exemplifica, em uma visão rápida, que treinamentos coletivos oferecidos para vários funcionários acabam surtindo efeito para poucos, pois nem todos precisariam ser desenvolvidos no tema abordado.

“O resultado que a empresa obtém com o treinamento acaba sendo insatisfatório e o que era um investimento torna-se uma despesa sem retorno. À primeira vista, a sensação é que o custo do coaching é muito maior que o do treinamento coletivo, mas se for avaliado o benefício que ele traz, seu retorno é expressivo e os resultados são percebidos em pouco tempo.”

Com informações do Administradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário