quarta-feira, 3 de abril de 2013

Veja uma estratégia eficiente para não desperdiçar seu tempo



Trabalhar, fazer uma especialização, ir à academia, pagar as contas, fazer supermercado, reservar um tempo com a família, encontrar amigos, ir a um casamento importante, visitar a avó no fim de semana, atualizar o Facebook... Ufa! A quantidade de tarefas é tanta que todo mundo já teve a sensação de que 24 horas em um dia é pouco para resolver tudo. E se não houver um bom plano para realizar tanta atividade com eficiência, o resultado pode ser stress e resultados nem tão esperados assim. 

O curso de curta duração do IPOG Gestão do Tempo e Estratégia de Resultados traz técnicas de como administrar todos os compromissos e ainda assim ser eficaz. “O curso vai ensinar a não perder tempo e fazer o que realmente importa”, explica a professora do curso TathianeDeândhela. Eliminar interrupções é uma boa estratégia. “Estudos comprovam que levamos de 7 a 14 minutos para retomar a tarefa que estávamos fazendo. Se formos interrompidos 4 vezes enquanto escrevemos um e-mail podemos perder até uma hora do dia. Imagina isso ao longo da semana?”, questiona a professora. 

Para ela, priorizar atividades e criar hábitos positivos, como o foco, são as principais tarefas. “Quem quer fazer dez coisas ao mesmo tempo, não tem foco. Então não vai conseguir fazer nenhuma coisa bem feita”, explica. A lógica vale tanto para a área profissional quanto para a pessoal. “É preciso se organizar até para levar os filhos na escola e fazer as compras de casa”, diz Tathiane. 

Outras duas palavrinhas mágicas para gerir melhor o tempo são organização e disciplina. Uma dica valiosa é saber delegar tarefas, estabelecer uma relação de confiança com quem está perto. Começar pelas tarefas mais complicadas e chatas e deixar as mais fáceis e prazerosas para o fim também ajuda. “Já no fim do dia, quando estiver cansado, não vai ser difícil fazer algo que se gasta menos tempo e que não dê tanto trabalho assim”, explica a professora do curso. 

A gerência eficiente do tempo é tão importante que se tornou um módulo de todas as pós-graduações do IPOG na área de negócios. Marina Godoy, diretora do Instituto Carlos André, fez o módulo “Gestão do Tempo” no MBA em Gestão Empresarial. “Sempre fui muito desorganizada, centralizava demais as tarefas. No dia seguinte ao primeiro dia de aula, já comecei a aplicar meus conhecimentos com a minha equipe. Hoje reservo um tempo até para responder e-mails”, conta a executiva.

Hoje, todos nós exercemos vários papéis na sociedade. Por isso é preciso equilibrar a quantidade de tempo em que estamos em cada “personagem”. No curso de Gestão de Tempo, é aplicada uma ferramenta de coaching para fazer uma auto-avaliação, que é a Roda da Vida. Avaliando o grau de satisfação com as diversas áreas da vida conseguimos perceber se é preciso reservar mais um tempo para melhorar em cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário