quarta-feira, 24 de abril de 2013

Veja como construir um restaurante de sucesso



Abrir o negócio próprio é o sonho de muita gente, já que isso significa independência de muita coisa, além do ganho financeiro, mas fazer isso requer muito planejamento. A primeira coisa a se fazer é escolher o ramo em que você deseja atuar. Segundo dados do Sebrae de São Paulo o setor alimentício representa uma grande fatia das micro e pequenas empresas pelo país. 

O consultor do Sebrae, Sergio Diniz explica que o futuro empreendedor precisa saber antes e depois de iniciar seu negócio, em especial no setor de restaurantes.

“Em primeiro lugar o empreendedor deve ter a percepção da oportunidade. Precisa visualizar qual a real necessidade do consumidor e estruturar seu restaurante de acordo com o perfil de consumo local.”, diz Diniz.

Para Diniz, um dos fatores que mais contribuem para o fechamento da empresa é a falta de informação do empresário. Antes de iniciar o negócio, é recomendado que seja feita uma busca por informações de no mínimo 90 dias. “O fato de ter um capital para investimento não é sinal de sucesso garantido. O futuro empresário precisa ter um leque grande de informações sobre o tipo de empresa que deseja abrir. No caso de restaurantes, é essencial conhecer o processo produtivo. Saber como planejar e gerir o negócio. O mínimo de tempo recomendado de uma boa fase inicial de estudos é 90 dias de trabalho árduo de pesquisas” afirma.


O primeiro passo é considerar todos os fatores que abrangem o seu estabelecimento. Segundo Diniz, uma ideia é conversar com donos de outros restaurantes para conhecer a concorrência, se posicionando na posição de cliente. “Toda informação é importante. Procurar sites especializados, publicações, cursos voltados para área. Tudo que ajude o empreendedor a conhecer efetivamente o ramo que pretende atuar. E lembre-se: nada se cria, tudo se copia. Portanto, se perceber algum método que deu sucesso, é importante adaptá-lo para seu proveito”, completa.

Depois da fase inicial de pesquisas, chega a hora de partir para as outras. Busca por funcionários e fornecedores; estabelecimento de cardápios que agradem o consumidor; adequação do ponto comercial destinado ao restaurante; e o essencial: ter excelência no serviço prestado. “Na primeira semana do novo restaurante, tudo é novidade para o consumidor. Então ele vai até o local em busca de bom preço e de excelente tratamento. Aí chega o momento do empresário fidelizar seus clientes. Uma equipe de funcionários capacitada e empenho incondicional do empresário são pontos iniciais”. A busca por funcionários de qualidade é um dos fatores que determinam o sucesso do novo restaurante. Escolher um chef de cozinha com experiência no tipo de serviço que o restaurante vai atuar, seja ele à la carte, self-service ou quilo, é fundamental.

Segundo Diniz, outro fator importante que por muitas vezes passa despercebido é a dos empresários com os fornecedores. “Por comodidade, os empresários procuram apenas um fornecedor. Aí ficam literalmente ‘nas mãos dele’. A busca por melhores preços e condições de pagamento precisa ser constante. Pois se o fornecedor interromper a entrega de alimento, por qualquer que seja o motivo, prejudicará muito o restaurante. Mas com um plano B, o empresário pode ficar mais tranquilo, e até mesmo negociar mais ativamente preços e condições de pagamento”.

Mesmo com toda informação e cuidado nos mínimos detalhes, o empreendedor não tem sucesso garantido sem estar presente diariamente ao negócio. “Não basta abrir o restaurante e deixá-lo nas mãos de funcionários. É preciso que o empresário fique de olho no negócio 24 horas por dia! Quem pensa em ser dono do próprio negócio e apenas obter lucro, está enganado. O trabalho é duro e constante”, completa Diniz.

Com informações do site Gestão de Restaurantes.

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