segunda-feira, 15 de abril de 2013

Conheça 6 dicas que vão ajudar você a conquistar a confiança do cliente



A credibilidade é algo difícil de conseguir dos clientes, mas quando ganha traz ótimos benefícios para o empresário. Ela é responsável pela forma que a empresa é vista e o empreendedor deve estar atento a isso. A Exame listou seis dicas para ajudar você nessa empreitada.

1 – Liste evidências

Você deve dar provas para o cliente da credibilidade da sua empresa e a qualidade dela no mercado. As recomendações do especialista em marketing Eduardo  Andrade são: Número de consumidores atendidos, nomes de empresas relevantes em sua carteira de clientes, fotografias, tempo de mercado, entre outros. Isso dará motivos ao consumidor para consumir em sua empresa.

2 – Busque associações

Busque associar-se com parceiros de prestígio no mercado, assim a credibilidade deles é passada a você. Esses parceiros podem ser associações de classe, órgãos regulamentadores, institutos de defesa do consumidor ou outras empresas que têm alta credibilidade, garante boa reputação.

3 – Reúna testemunhos de clientes

Disponibilizar através de vídeos e textos testemunhos reais de clientes é bastante recomendável. Isso se aplica tanto a clientes organizacionais quanto a consumidores finais. As pessoas tendem a dar créditos a testemunhos sem interesse e a depoimentos espontâneos, mais do que à comunicação da própria empresa. Relatos positivos e bons relacionamentos em redes sociais, em muito contribuem para a situação desejada de credibilidade.

4 – Mostre o seu grau de expertise

Mostre o porquê da sua empresa ser a melhor naquilo que ela faz, qual o diferencial dela em relação as concorrentes, deixe isso claro para o cliente. Comunique isso através de evidências através de selos de qualidade, posição em rankings de concorrentes, troféus ou prêmios de performance. Há ainda, as certificações que variam conforme a área de atuação da empresa.

5 – Disponibilize os contatos da empresa

Ter sempre à disposição do cliente canais eficientes de contato e resolução de demandas é uma interessante forma de demonstrar credibilidade. Telefones, chats, guichê de informações, SACs, e-mails e redes sociais são exemplos dessa gama de possibilidades. Contudo, mais importante do que o número de canais de contato é a presteza em atender os interesses do cliente com o máximo de agilidade possível.

6 – Foque na prestação de serviços

Mesmo que pareça óbvio, a qualidade da prestação de serviços é o que mais mostra ao consumidor se sua empresa é boa ou não. Invista no atendimento, por que é nessa hora que o cliente saberá se o que você apresentou em divulgação realmente é verdade. Tudo é importante, desde o atendente de balcão cortês à agilidade do caixa, passando pela solicitude do gerente e terminando com a qualidade do produto ou serviço prestado.

Com informações da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário