terça-feira, 23 de abril de 2013

6 atitudes para se tornar um ótimo gestor




Você sabe o que pode torná-lo um ótimo gestor? Muitas vezes, há líderes que acreditam que são bons somente por conseguir controlar uma equipe. No entanto, existem outras atitudes que podem diferenciá-lo dos demais e ainda conseguir conquistar a sua equipe e fazer com que confiem no seu trabalho. Veja 6 atitudes para tornar você um ótimo gestor:

1. Saiba o que motiva os seus funcionários
Alguns funcionários são movidos por dinheiro ou reconhecimento. Outros são motivados a alcançar um equilíbrio entre a sua vida profissional e a pessoal. Bons gestores entendem as prioridades de cada funcionário e encontram maneiras de criar um valor para eles. O principal desafio é entender que não existe uma única medida para todos os empregados. É importante passar um tempo com eles para entender o seu interesse, tanto profissional quanto pessoal. Assim, você encontrará o meio de motivar todos e conseguir que façam o melhor de si.

2. Prepare a equipe para o sucesso
É difícil para os gestores fugir da regra "se você quer uma coisa bem feita, faça você mesmo". No entanto, bons líderes garantem que os seus funcionários têm a oportunidade de aprender e cooperar por conta própria. Diminuir o seu ritmo não só promove o crescimento de sua equipe, como também dá mais tempo para se preocupar com tarefas mais importantes. O crucial é determinar claramente as expectativas com seus funcionários desde o início porque, assim, todos trabalham sobre as mesmas intenções.

3. Desafie os funcionários
Mesmo que sua equipe mostre capacidade de trabalhar individualmente, o ideal é continuar motivando-os a encontrar maneiras de desafiar as suas habilidades como, por exemplo, dar a eles uma parte de um projeto que eles fiquem responsáveis. Tenha certeza que exista um diálogo entre a equipe para que não ocorra um acúmulo de trabalho. Fazer com que os funcionários fiquem em constante desenvolvimento garante que eles não fiquem estagnados e, assim, aumenta o valor de cada um da equipe no ambiente de trabalho.

4. Deixe que aprendam com seus erros
Ao desafiar os funcionários para trabalharem em novas tarefas e melhorarem as suas habilidades vai, geralmente, levá-los a cometer erros. Os bons gestores dão liberdade a seus trabalhadores para que errem e aprendam com seus erros. Você pode diminuir o risco ao passar tarefas que se encaixem com as especialidades do funcionário, mas isso não vai dizer que também não cometam erros. Dar um feedback dizendo o que foi bem feito e o que poderia ser melhorado é essencial para o processo de aprendizado. Também é importante reconhecer os seus próprios erros para mostrar responsabilidade.

5. Saiba quando conversar
Os gestores mais efetivos são aqueles que frequentemente conseguem dar um feedback mais direto, até mesmo quando ele é negativo. Bons gestores sabem quando e como devem conversar de forma mais rigorosa com o seu time.

6. Defenda a sua equipe
Bons gestores são considerados como aliados por seus funcionários quando constroem uma confiança. Você precisa que seu time confie em você da mesma forma que você precisa confiar neles para realizar um bom trabalho. Se os seus funcionários acreditam que você os proteja em reuniões com outros líderes, eles se sentirão mais motivados para dar o melhor de si.

Com informações de Universia.

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