quinta-feira, 31 de março de 2011

Metade dos internautas navegará por dispositivos móveis em 2015, diz estudo

Em 2015, 49% dos usuários da internet acessarão a rede por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones). A previsão é do estudo “Previsão Global de Dados Móveis do Índice de Redes Visuais”, encomendado pela Cisco, empresa de telecomunicações. Ao todo, prevê a pesquisa, serão 32 milhões de internautas que usarão a web móvel.

No que diz respeito a volume de informações, a tendência é que o tráfego de dados móveis cresça até 40 vezes até o ano de 2015. De acordo com o levantamento, a taxa anual de crescimento será de 108% ao ano no uso de dados móveis.

O estudo, para poder dar parâmetro sobre o quanto de dados trafegará mensalmente em 2015, comparou o volume de dados móveis com a capacidade de DVDs ou do envio de mensagens de texto. “Devem ser trafegados 0,19 exabytes por mês. O total de dados representa 47 milhões de DVD’s por mês ou mais de 522 milhões de SMS por segundo.”

O motivo para o crescimento do tráfego de informações em redes móveis ocorrerá em função da popularização de dois equipamentos: tablets e smartphones. Daqui a quatro anos, a média de dispositivos móveis conectados deve ser de 1,2 equipamento por pessoa – chegando a 246 milhões de unidades.

Ainda pouco populares no país (sobretudo em função dos preços do equipamento e da internet móvel), os tablets chegarão a somar mais de de 5,7 milhões de unidades até o fim de 2015. Até o fim de 2011, a previsão é que marcas como Asus, Motorola, Positivo, Itautec e Samsung apresentem novos modelos de portáteis ao mercado brasileiro.

O número de smartphones deve apresentar um crescimento quatro vezes maior chegando a 58 milhões de unidades no país. De acordo com a Cisco, o mercado de “celulares inteligentes” vai ultrapassar o de laptops.

Com informações da UOL.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Google faz parceria com Citi e Mastercard para pagamento móvel

O sistema de pagamento móvel do Google vai tornar os celulares com Android em uma espécie de carteira eletrônica.

O Google está se aliando ao Citigroup e à Mastercard para criar um sistema de pagamento móvel que vai tornar os celulares com o sistema operacional Android em uma espécie de carteira eletrônica, publicou o Wall Street Journal, citando fontes próximas do assunto.

A nova tecnologia, que está em estágio inicial, permitirá que os consumidores passem seus celulares Android diante de um pequeno leitor de um caixa para fazer pagamentos, publicou o jornal. O sistema de pagamentos permitirá ao Google oferecer a varejistas mais dados sobre seus consumidores e ajudá-los a fazer propaganda dirigida e ofertas de descontos a usuários de dispositivos Android que estejam perto de suas lojas, informaram fontes ao jornal.

O Google não deve cobrar tarifas por transação, segundo o diário. Inicialmente, detentores de cartões de crédito e débito emitidos pelo Citigroup poderão pagar suas compras ao ativar um aplicativo de pagamento. Representantes do Google, Citigroup e Mastercard não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Com informações da Reuters.

terça-feira, 29 de março de 2011

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um iPad 2

De olho em um iPad 2? O tablet da Apple, lançado no dia 11/3 nos Estados Unidos, chegou a mais 25 países no dia 25/3. Se você vai viajar para o exterior, ou pensa em investir em um dos anúncios de sites como mercado livre, que já oferecem o produto no Brasil antes do lançamento oficial (ainda sem previsão), vale conferir nossas dicas, que podem evitar uma compra errada ou gastos desnecessários.

Posso comprar o modelo 3G?
Para quem ainda não sabe, há modelos do iPad 2 apenas com Wi-Fi e com Wi-Fi + 3G. Se você optar pelo segundo, que oferece maior mobilidade para quem quer navegar na Internet com o equipamento, fique atento à tecnologia que ele utiliza, pois há modelos CDMA e GSM, de acordo com a operadora. Nos Estados Unidos, por exemplo, os modelos da Verizon são CDMA, não sendo adequados para o uso no Brasil. Ou seja, compre a versão GSM, tecnologia utilizada pela maioria das operadoras no País. A dica também vale para quem for comprar o produto de pessoas em sites como o Mercado Livre.

Qual modelo vale mais a pena? Só Wi-Fi ou Wi-Fi + 3G?
Se você tem um smartphone, como o iPhone, saiba que é possível compartilhar a conexão 3G do celular com o iPad, mesmo sem fazer jailbreak. Nesse caso, você pode muito bem comprar o modelo com Wi-Fi, e economizar 130 dólares.

Tem garantia no Brasil?
A Apple oferece garantia mundial de seus produtos, mas ela só passa a valer para o Brasil assim que a versão correspondente é lançada no País. Ou seja, enquanto o iPad 2 não for lançado oficialmente por aqui, não adianta levar o equipamento com defeito em uma assistência técnica local – tenha ele sido comprado nos EUA ou no Brasil, em um site de leilão, por exemplo.

Vou ter que pagar imposto de importação?
A Instrução Normativa 1.059, que estabelece as novas regras para quem traz bagagem do exterior, permite trazer itens eletrônicos do exterior sem a necessidade de pagamento de tributos. Porém, ela não de aplica a gadgets como notebooks e tablets, entre outros. Quem trouxer o equipamento estará sujeito à norma que estabelece o pagamento de imposto para valores acima de 500 dólares.

Em qual país é mais barato?
O valor mais em conta costuma ser o dos Estados Unidos.

Quanto vai custar por aqui? Vale esperar?
No Brasil, o preço ainda não foi definido, mas, como a nova versão chegou às lojas nos Estados Unidos pelo mesmo preço que era cobrado pela primeira (a partir de 499 dólares), é possível que o iPad 2 custe o mesmo que custava o 1 no mercado brasileiro (a partir de 1.649 reais). Na Internet, já há anúncios oferecendo o equipamento no mercado brasileiro por preços a partir de 1.800 reais. Vale lembrar que o primeiro iPad vendido oficialmente no Brasil liderou nosso "ranking do iPad mais caro".

Com informações do Now! Digital.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Vazamento de dados: saiba como evitar os riscos com a nuvem e a mobilidade

Atenção para esse ciclo vicioso que se está tornando comum: os CIOs mandam dadoscorporativos para a nuvem. Funcionários escrevem cada vez mais posts com informações pessoais e profissionais nos sites de redes sociais. Uma organização como a WikiLeaks ameaça escancarar informações secretas sobre, por exemplo, contas de empresas em bancos suíços. E os CIOs correm para rever políticas internas de segurança e responder questões desesperadas vindas dos seus CEOs.

“Você nem imagina quantas perguntas...”, diz Srini Cherukuri, diretor senior de Operações de TI da Matson Navigation, empresa de remessas marítimas com faturamento de 1,2 bilhão de dólares. Cherukuri admite que não tem todas as respostas. Os mesmos CEOs que entram em parafuso quando ouvem falar do WikiLeaks também esperam tocar os negócios da empresa usando seus pequenos smartphones e tablets. “E é aí que uma ameaça ainda maior se esconde”, aposta o executivo.

A verdade é que nenhuma política, ou tecnologia de segurança de dados internos, tem poderes, digamos, de um encanador. Ninguém pode de fato impedir que um vazamento de informação aconteça. “O WikiLeaks está mais para questões de Recursos Humanos e do departamento jurídico do que para a tecnologia. Alguém a quem foi confiada uma informação importante não merecia essa confiança”, diz Frank Modruson, CIO da Accenture.

Banir equipamentos digitais de consumo no trabalho não vai impedir as pessoas de usá-los, diz Modruson, e isso amplifica os riscos. “As coisas mais difíceis de proteger são aquelas que você não sabe que tem dentro de casa.”

Ameaças internas sempre existiram, mas a tecnologia digital de consumo e a cloud computing apresentam riscos mais urgentes que os CIOs precisam minimizar. Nesse sentido, aqui vão quatro dicas:

1 - Criar política dura para smartphones
O funcionário perde o smartphone e o CIO precisa se preocupar com o tipo de dado corporativo que estava armazenado nele. Na falta de ferramentas que possibilitem apagar remotamente só os dados corporativos e deixar inteiros os dados pessoais, a Matson Navigation radicalizou na sua política: “Se você perder seu telefone, dê adeus a tudo o que há nele porque tudo será apagado.” Simultaneamente, Cherukuri convence os funcionários a não fazer downloads de dados corporativos em seus equipamento móveis.
Ele acredita que dentro de um ano muitos fabricantes vão conseguir oferecer um “apagador seletivo”, que permitará aos departamentos de TI apagar apenas parte dos dados de um smartphone.

2 - Obrigar o uso de senhas
Muitos usuários de smart phones nao se preocupam em colocar uma senha para bloquear o aparelho, mas os CIOs deveriam exigir que o façam, diz Henning Hagen, diretor da Booz and Co. De fato, ele sugere vários níveis de autenticação para garantir segurança cada vez mais rígida quando um celular é perdido. Nessa linha, há experimentos como adicionar perguntas secretas, tokens que gerem senhas variadas a cada vez que o dispositivo é usado e biometria, usando, por exemplo, reconhecimento de impressão digital.

3 - Evitar a proliferação dos iPads
Vários exe cutivos da Focus Brands, uma franchise de lojas de alimentos como Carvel, Cinnabon, Moe’s Southwest Grill, Schlotzsky’s, Auntie Anne’s e Seattle’s Best Coffee, usam iPads para acessar e-mail, agenda de compromissos e internet. O CEO da Focus Brands usa também seu iPad para ler e responder emails, entre outras coisas, diz Todd Michaud, VP de TI da companhia. Mas porque ele ainda não decidiu como vai controlar os riscos, Michaud optou simplesmente interromper as compras dos aparelhos até ter certeza de que o uso é seguro.

4 - Controlar a nuvem
Para começo de conversa, todo CIO precisa ter um mapa sobre qual provedor está armazenando pedaços de dados corporativos e em que momento. Todo CIO precisa tornar-se um especialista em padrões de segurança a serem aplicados em sua empresa, alerta Cherukuri.

Antes de assinar um acordo com um provedor de cloud, passe a lista de medidas de segurança dele em detalhes para ver se bate com a sua. Verifique regularmente se os acordos de segurança estão sendo mantidos. Uma sugestão é designar um membro da sua equipe para monitorar regularmente os provedores de fora. Cheque logs de auditoria, tenha conference calls e visite os locais onde eles mantém seus dados, avisa o CIO. “Você vai querer olhar o processo deles de cima a baixo”!

Com informações do Portal Terra.

domingo, 27 de março de 2011

iPad 2 chega a lojas no exterior depois de esgotar nos EUA

Centenas de compradores formaram longas filas diante de lojas da Apple para o lançamento internacional do iPad 2, que vem sendo vendido rapidamente nos Estados Unidos, causando dificuldades à empresa para atender a demanda.

Analistas estimam que cerca de 1 milhão de aparelhos podem ter sido vendidos no primeiro final de semana de comercialização nos EUA, e muitos alertam que não está claro de que maneira problemas de suprimento podem afetar a disponibilidade depois que um terremoto e tsunami prejudicaram o setor tecnológico japonês.

O iPad 2, uma versão mais fina e mais rápida do tablet da Apple que incorpora duas câmeras para bate-papo em vídeo, foi lançado em 11 de março nos EUA. Alguns consumidores expressaram frustração diante da dificuldade de encontrar o produto, o que criou avaliações no mercado de que a Apple possa ter subestimado a demanda.

O lançamento internacional começou pela Nova Zelândia, seguida pela Austrália, e se estenderá a outros países entre os quais França, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Canadá e México.

"Fantástico, minha irmã vai adorar", disse Alex Lee, um mochileiro canadense que tinha em mãos um iPad 2. Ele ocupava o primeiro lugar da fila formada duas noites antes diante da loja da Apple no centro financeiro de Sydney.

"Não fosse o iPad, eu não estaria na Austrália hoje", disse Lee, que já tinha comprado um iPad 2 nos EUA. "É como um hábito. Também entrei na fila para comprar o iPhone, na Regent Street, em Londres".

O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, declarou na terça-feira que a empresa estava "trabalhando com dedicação para produzir iPads para todos", numa reação aos problemas que vem sendo encontrados para atender a demanda norte-americana.

Fiona Martin, porta-voz da Apple na Austrália, se recusou a comentar sobre haver ou não estoque suficiente para atender a demanda, mas tentou acalmar os temores. "Temos um bom estoque aqui para o pessoal que está nas filas", disse.

O primeiro iPad, que chegou ao mercado um ano atrás, vendeu 500 mil unidades na primeira semana e chegou à marca do milhão em 28 dias. Quase 15 milhões de iPads foram vendidos em nove meses, em 2010, duas ou três vezes mais que os analistas haviam previsto.

Analistas antecipam vendas de 30 milhões de unidades ou mais este ano, o que deve gerar um faturamento de 20 bilhões de dólares, mesmo diante dos aparelhos rivais lançados por outras empresas.

A equipe da Apple em Sydney distribuiu sanduíches para os compradores que esperavam na fila, e em Perth foram distribuídos água, sorvete e protetor solar, por conta de uma temperatura que deve chegar aos 36 graus.

Já em Helsinque, onde o iPad 2 deve começar a ser vendido em algumas horas, a neve e temperaturas de menos três graus pareciam estar dissuadindo os compradores de formar filas.

Myles Jihme, estudante da Malásia, aguardava diante da loja da Apple em Sydney e disse que pretendia comprar dois iPads, o máximo permitido pela Apple, e que leiloaria um deles para fins de caridade. "O dinheiro vai para um fundo de assistência ao Japão", disse.

Na Ásia, o iPad 2 estará oficialmente disponível em Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e outros países a partir de abril.

PROBLEMAS DE SUPRIMENTO NO JAPÃO

Depois de criar o mercado de tablets com o iPad original, a Apple vai enfrentar mais concorrência da parte de rivais que tentam recuperar o atraso.

A Samsung Electronics e a Motorola já tem tablets no mercado, e a Research in Motion, fabricante do BlackBerry, e a Hewlett-Packard planejam lançar rivais nos próximos meses.

Analistas também creem que a Apple possa enfrentar escassez de componentes importantes para o iPad 2 devido ao terremoto e tsunami que atingiram o Japão duas semanas atrás.

O país tem posição crucial em diversos setores e o impacto já se fez sentir nas cadeias de suprimentos de setores como automotivo, telecomunicação e eletrônica.

Diversos componentes importantes da nova versão do iPad vêm do Japão, entre os quais a bateria e a memória flash usada para armazenar música e vídeos no aparelho, de acordo com o grupo de pesquisa de tecnologia da informação iSuppli.

A Apple adiou o lançamento do iPad 2 no Japão, mas disse que essa decisão não se deve à escassez de componentes.

Com informações da Reuters.

sábado, 26 de março de 2011

Rafinha Bastos é o usuário mais influente do Twitter no mundo

O comediante brasileiro Rafinha Bastos (@rafinhabastos) é o usuário mais influente do mundo no Twitter, de acordo com pesquisa divulgada no The New York Times. A lista foi elaborada levando em conta o "índice de influência", que conta o número de vezes que o nome de alguém é citado ou retuitado no microblog. O apresentador Luciano Huck (@huckluciano) também figura no ranking, em décimo lugar.

A lista, elaborada pela empresa Twitalyzer, coloca o brasileiro à frente de nomes como a cantora Lady Gaga, a apresentadora americana Oprah Winfrey e até mesmo do presidente americano, Barack Obama, todos eles na lista dos dez mais seguidos na tuitosfera. A pesquisa mostra que a contagem de seguidores é um modo imperfeito de medir a importância de alguém na rede social, já que a cantora Lady Gaga, com 7,9 milhões de seguidores, está na 41ª posição da lista dos mais influentes, enquanto Rafinha, na primeira posição, tem "apenas" 1,69 milhão.

A pesquisa mostra os quatro países onde o Twitter é mais popular: Estados Unidos, Brasil, Inglaterra e Canadá. A pesquisa ainda dividiu a influência dos usuários por área de atuação. Na tecnologia, o fundador da Microsoft, Bill Gates, aparece em primeiro com uma nota 54, seguido do cofundador do Twitter Biz Stone, que teve nota 42.

Veja abaixo a lista com os 10 usuários mais influentes do microblog no mundo e seu índice de importância na rede social:

1. Rafinha Bastos (90)
2. Chad Ochocinco (89)
3. Conan O'Brien (88)
4. Stephen Fry (87)
5. Ryan Seacrest (86)
6. Snoop Dogg (85)
7. Barack Obama (83)
8. Rainn Wilson (83)
9. Kim Kardashian (81)
10. Luciano Huck (77)

Com informações do Portal Terra.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tablet conversível chega a Taiwan nesta sexta-feira

A Asus lança esta semana seu primeiro tablet com Android 3.0, o Eee Pad Transformer. Anunciado em janeiro durante a CES 2011, em Las Vegas, a máquina conversível, que conta com um teclado acoplável, entra em pré-venda inicialmente em Taiwan a partir de sexta-feira.

O Eee Pad Transformer é um tablet Android de 10 polegadas com processador Nvidia Tegra de dois núcleos e um teclado destacável, que o transforma em um netbook bastante funcional. O teclado também serve como protetor da tela de 10,1″ (1280 x 800), pois pode ser fechado.

A fabricante vai oferecer o Eee Pad Transformer em configurações com 16 GB de armazenamento (preço sugerido: US$ 399) e 32 GB de armazenamento (US$ 699). O equipamento conta ainda com leitor de cartões e portas USB.

O tablet usa o sistema operacional Android 3.0, codinome "Honeycomb", que traz novos aplicativos e funções adaptadas para a tela maior dos tablets, incluindo alguns apps do Google, como o Maps 5.0 com 3D integrado, e é compatível com aplicativos criados para os smartphones com a plataforma.

Com informações do Portal Terra.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mais de 4 mil usuários leem "Dom Quixote" no YouTube

Um total de 4.308 internautas de todo o mundo completaram a primeira leitura global de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, no portal de vídeos YouTube, em um projeto que pretende aproximar a literatura espanhola de todos os usuários da rede.

A iniciativa, que começou no dia 30 de setembro, contou com o apoio e a colaboração da Real Academia Espanhola (RAE) e da Associação de Academias da Língua Espanhola (ASALE), e tem como objetivo incentivar e promover o uso do espanhol na internet, além de aproximar os usuários da rede com a obra, segundo informa a RAE em comunicado.

Nestes meses, mais de 4 mil internautas enviaram ao canal "youtube.com/elquijote" suas leituras em vídeo de diferentes fragmentos da obra, que por sua vez foram revisados e aprovados por uma equipe do Centro de Estudos Cervantinos até completar a obra. Assim, um total de 2.149 vídeos compõem a primeira recriação completa da obra mais representativa de Cervantes, que a partir de agora, e por tempo indefinido, poderão ser acessados no canal no YouTube.

As leituras foram gravadas em quartos, salas de aula e bibliotecas, mas também no meio da natureza. O comunicado assinala que alguns foram produzidos nos moinhos de vento de La Mancha (na região espanhola de Castela-La Mancha) e até no monte Fuji, no Japão. Desde o início, o canal registrou mais de 4 milhões de visitas, procedentes de um total de 104 países, e conta já com 6 mil assinantes.

Com informações da AFP e Portal Terra.

quarta-feira, 23 de março de 2011

LinkedIn chega aos 100 mi de membros e cresce 428% no Brasil

Sem dúvida, 2010 foi o ano da rede social profissional LinkedIn. Além de ter preenchido o formulário S-1, essencial para uma empresa fazer sua oferta pública inicial de ações, a chamada IPO nos Estados Unidos, a rede social também lançou uma série de produtos com foco em dados e um leitor de notícias para profissionais. Mas o marco mais importante foi o divulgado nesta terça-feira, 22 de março: após oito anos, o LinkedIn chegou aos 100 milhões de usuários. As informações são do site TechCrunch.

Lançado em 2003, o LinkedIn é utilizado atualmente em mais de 200 países, sendo que mais da metade dos seus usuários são originários de outros lugares que não dos Estados Unidos. Ao todo, são 44 milhões de membros dos EUA contra 56 milhões de outras localidades. O Brasil é o país com a maior taxa de crescimento por ano da rede social profissional: 428%. E, de acordo com o próprio LinkedIn, em comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira, já são mais de três milhões de usuários brasileiros inscritos no site. O Brasil está bem à frente do México, que apresenta uma uma taxa de cresscimento de 178%, da Índia, com 76%, e da França, com uma taxa de novos usuários por ano de 72%.

Todavia, para o LinkedIn, a marca dos 100 milhões de usuários está sendo vista como um alerta, uma vez que o número de usuários inscritos é muito maior do que o de membros ativos. Atualmente, apenas 17,8 milhões são membros de grupos e somente 1,2 milhões postam comentários nesses grupos semanalmente. Já no que diz respeito às empresas, existem hoje mais de dois milhões de páginas, sendo que eBay, Amazon, Apple, Cisco, EMC e Campbells são as companhias mais representadas na rede social de acordo com o número de profissionais cadastrados.

Por consequencia, o que preocupa o LinkedIn é que grande parte dos page views do site são gerados por uma minoria de usuários ativos. Ou seja, se o número de membros ativos não aumentar nos próximos meses e anos, o site pode igualmente não crescer. Segundo a ComScore, o LinkedIn teve 71.500 milhões de visitantes únicos em todo o mundo em fevereiro, enquanto o Facebook, que hoje conta com 600 milhões de usuários, seis vezes mais que a rede social profissional, fez 676, 7 milhões de visitantes únicos no mesmo período. E é por isso que antes da empresa fazer uma primeira oferta pública de suas ações, é importante pensar: se o LinkedIn demorou oito anos para chegar aos 100 milhões de usuários, quanto irá demorar para alcançar os 200 milhões?

Com informações do Portal Terra.

terça-feira, 22 de março de 2011

Capa protetora dá sete horas extras de energia ao Ipad

Equipamento protege o iPad e fornece sete horas a mais de energia para o tablet.

Um acessório para iPad lançado por uma empresa nacional promete proteger o aparelho e ainda mantê-lo carregado. A PowerMax Pro é uma capa protetora para o tablet que ainda fornece sete horas de carga extra para o equipamento em uso, com exibição de áudio e vídeo. Com o aparelho em stand by, a capa fornece 500 horas extras de energia.

O produto também possui leds indicadores da carga da bateria e tem desligamento automático. Quando o iPad é desconectado da capa, o aparelho desliga para economizar energia. O equipamento inclui um cabo USB para carregar a bateria e sincronizar o iPad ao PC ou Mac.

A capa é compatível com os modelos de 16GB, 32GB e 64GB e está disponível na cor preta. O produto será vendido em diversas lojas do varejo por R$ 399.

Com informações do Portal Terra.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Site lista 11 coisas que você não deve postar no Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo.

Pense antes de tuitar, sugere o site do The Huffington Post. O Twitter, como todos sabem, é uma ferramenta de comunicação utilizada por aqueles que gostam de protestar, jornalistas, astronautas e até funcionários públicos. Mas, de acordo com o The Huffington Post, os tuiteiros devem ter cautela,uma vez que o serviço de microblog é também frequentado por empregadores, seguradoras, agentes da lei e até mesmo por criminosos. E com os sites de busca como Google e Bing integrando em seus resultados as atualizações do Twitter, é preciso ter ainda mais cuidado com o que se tuita.

Cento e quarenta é tão pouco que se torna tentador atualizar o Twitter sem se pensar no impacto que um simples tweet pode ter. Especialistas concordam que os usuários devem refletir um momento antes de tuitar, especialmente se essas atualizações são públicas, pois esse momento de reconsideração pode lhe poupar o emprego, sua segurança pessoal e até sua reputação conforme alerta o The Huffington Post. É claro que a lista não deve ser levada ao pé da letra, especialmente por se tratar de uma lista feita por um site norte-americano, onde a realidade é bastante diferente da brasileira, mas nunca é demais prevenir, certo?

Confira abaixo 11 coisas que você não deve fazer no Twitter e protega-se:

1. Confissões e fofocas do trabalho: Se você está indignado com seu chefe ou jogando Hookey no trabalho, é melhor não tuitar sobre isso. Além disso, alerta Amber Yoo, do site PrivacyRights.org, tuitar suas opiniões sobre coisas relacionadas ao trabalho pode lhe trazer problemas. "A menos que seja brilhante, não poste opiniões sobre sua empresa, clientes, produtos e serviços. Os empregadores estão cada vez mais acompanhando a conduta do empregado no Twitter", diz Yoo. "Um tweet pode lhe custar um emprego se você não for cuidadoso".

2. Informações pessoais e íntimas: Deixe detalhes da sua vida pessoal fora do Twitter. Um simples tweet e você pode colocar em risco sua identidade ao revelar, por exemplo, data e local de nascimento, número de segurança social, nome de solteiro ou o nome de solteira da sua mãe. O próprio Twitter recomenda que as pessoas sejam cautelosas, principalmente por conta dos esquemas de phishing - forma de fraude em que o fraudador se faz passar por uma pessoa ou por uma empresa confiável. "As pessoas nem sempre são quem dizem ser por trás do seu perfil no Twitter e você deve ser cauteloso em qualquer troca de informações que peça dados de contato privados, informações pessoais ou senhas", explica a Central de Ajuda do Twitter.

3. Localização exata: A ferramenta de geolocalização de suas mensagens no Twitter pode ajudá-lo a compartilhar sua posição sem desperdiçar alguns de seus preciosos 140 caracteres. Porém, essas "geotags" podem também ser utilizadas por stalkers - perseguidores - para descobrir a sua localização. A boa notícia é que você pode jogar essa ferramenta fora a qualquer momento.

4. Cronograma de férias: Pode parecer estranho, mas os assaltantes, de acordo com o The Huffington Post, têm admitido que usam as redes sociais para planejar assaltos a residências. Se você compartilhar em um tweet público que está saindo de férias por uma semana, está dizendo também que sua casa está abandonada por uma semana.

5. Sua rotina: "Seja cuidadoso e não compartilhe detalhes de sua rotina", diz Amber Yoo, do site PrivacyRights.org. "Tuitar sobre andar até o trabalho, sobre onde você vai no seu intervalo para almoço, ou quando você volta para a casa pode ser perigoso porque permite que o criminoso o siga".

6. Nome dos seus filhos e a rotina deles: Crianças podem ser alvo fácil para predadores online e ladrões de identidade. Você pode manter seus filhos em segurança se deixar o nome deles fora das suas atualizações no Twitter e não postar onde você vai buscá-los e deixá-los todos os dias.

7. Atividades de risco: As companhias de seguros não são bobas. Nos últimos tempos, elas têm usado o Twitter para investigar pedidos de compensação e também para avaliar o cliente e os riscos que ele corre. Tuitar frequentes viagens com escaladas, por exemplo, podem resultar em valores mais altos das apólices. Se você já entrou com pedido de compensação da deficiência, ao menos nos EUA, sua companhia de seguros pode procurar seus tweets sobre as atividades de risco elevado e usá-las para complementar um caso contra você. É, cuidado.

8. Não troque ataques pessoais com outros usuários: A Central de Ajuda do Twitter recomenda que seus usuários não respondam ataques de provocadores: "Você pode encontrar no Twitter pessoas que você não gosta, que dizem coisas das quais você discorda e acha ofensivas. Por favor, permaneça cortês, mesmo se os outros não o forem. A retaliação pode reforçar o mau comportamento e apenas incentiva intimidações. Não responda ou retuite mensagens de bullying ou malvadas. Lembre-se que as coisas que você diz podem ser muito doloridas para as outras pessoas. Não se transforme num tirano".

9.Fotos com localidade: É arriscado publicar tweet com fotos que mostram como você se parece e como é a sua casa. Além disso, alguns smartphones incorporam automaticamente dados de geolocalização em suas fotos, fazendo com que você nem perceba o que está revelando com uma simples fotografia. Segundo o site PrivacyRights.org, sua localização em tempo real pode indicar onde é sua casa e endereços de trabalho, seus padrões de deslocamento, que instituição religiosa visita, quantas vezes vai ao médico, de que comícios políticos você participou e até mesmo se está procurando conselhos de um advogado.

10. Tweets picantes ou fotos inapropriadas: "Os empregadores verificam rotineiramente o Twitter antes de contratar um indivíduo para ter referências das redes sociais que ajudam na hora de escolher seus futuros empregados", diz o fundador do Reputation.com, Michael Fertik. Faça um uso melhor do que o senso comum do upload de fotos para o Twitter - se você não quer que seu chefe ou sua avó vejam, é provavelmente uma boa ideia se segurar e mantê-las offline.

11.Não conte cada detalhe da sua vida: Você pode achar que não, mas tuitar constantemente pode incomodar outros usuários. Peneirar tweets pode ser uma tarefa desagradável."Esse tipo de tweet torna-se irritante, toma espaço e manda a atenção para outros usuários, links e comentários para longe", escreveu a PC World, que complementa: "se você tem muito o que dizer, talvez devesse ter um blog.

Com informações do Portal Terra.

domingo, 20 de março de 2011

Twitter celebra 5 anos de postagem da 1ª mensagem na rede social

No início a equipe do Twitter era pequena, hoje a empresa conta com 400 funcionários.

O Twitter, rede social de microblog, completou nessa semana cinco anos da publicação da primeira mensagem postada. Para comemorar a data, a empresa apresentou em seu blog oficial alguns números que mostram a evolução do site de 2006 até 2011.

A primeira mensagem postada no Twitter foi ao ar no dia 21 de março de 2006 por Jack Dorsey, idealizador da rede social. “Convidando os colegas de trabalho”, dizia o tuíte.

Inicialmente chamado de Twttr (sem letras vogais), a equipe inicial da rede social era bem pequena: Jack Dorsey era um dos responsáveis pela programação da rede; Biz Stone, atual diretor-executivo, cuidava do design do site, e Evan Willians, um dos fundadores da Odeo – a rede social foi concebida sob o “teto” da empresa. Atualmente, a empresa conta com 400 funcionários.

Números

O Twitter levou três anos, 2 meses e 1 dia para chegar à mensagem de número 1 bilhão. Atualmente, com a popularidade da rede, a cada semana usuários de todo o mundo enviam um bilhão de mensagens, informou a rede.

Outro dado que mostra o quanto a rede cresceu é que há um ano, a média de tuítes enviados por dia era de 50 milhões. Atualmente, a rede social contabiliza 140 milhões de mensagens postadas diariamente.

Nestes quase 5 anos de Twitter, um dos marcos da rede foi a morte do cantor Michael Jackson. No dia 25 de junho de 2009, foram enviadas 456 mensagens por segundo – um recorde para a época. Atualmente, o recorde foi na virada de 2010 para 2011, quando a rede atingiu a marca de 6.939 tuítes por segundo.

Quanto ao número de usuários, só na última sexta-feira (12), a rede social contabilizou mais de 500 mil novas contas. A média diária de novos perfis criados é de 460 mil. Além disso, o Twitter tem apresentado crescimento no acesso via smartphones: houve crescimento de 182% no número de usuários que acessam a rede pelo celular.

Com informações da UOL.

sábado, 19 de março de 2011

Delta Airlines permite fazer check-in através do Facebook

A Delta Airlines inaugurou na última quinta-feira um aplicativo para Facebook que permite realizar o check-in de voos através da rede social. Os usuários do aplicativo também podem consultar o número de pontos acumulados em programas de milhagens e conferir as ofertas nas quais eles podem ser utilizados.

A novidade completa outras funções que a companhia já disponibiliza através do Facebook, como a consulta e reserva de assentos em voos para os mais diversos países. O aplicativo para a rede social funciona de forma complementar àqueles lançados para o iPhone, BlackBerry e Android, podendo ser acessado de forma igual através de desktops, notebooks ou smartphones.

Os cartões de embarque podem ser impressos a partir da rede social, de forma idêntica ao procedimento feito no site oficial da Delta Airlines. Além disso, é possível compartilhar planos de viagens com os contatos do site, permitindo assim que todos saibam o local para onde o usuário está viajando e datas de embarque e retorno.

Um ponto que pode desagradar é a falta de integração do serviço SkyMiles com o aplicativo para Facebook. Apesar de ser possível acessar os pontos individuais acumulados no plano de milhagens, é preciso inserir o número de acesso pessoal toda vez que um novo login é realizado, processo que se mostra trabalhoso quando a intenção é consultar dados de forma rápida.

Com informações de Felipe Gulgemim.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Chega o Internet Explorer 9

Mais leve e mais rápido, novo IE tenta tirar o atraso.

Esta semana saiu o Internet Explorer 9, a nova versão do navegador da Microsoft. O download foi liberado em 40 idiomas para Windows 7 e Vista na madrugada de segunda para terça, pouco depois da cerimônia de lançamento. Para apresentar oficialmente o produto, a Microsoft promoveu um evento especial dentro do SXSW, festival multimídia que acontece todos os anos em Austin, Texas – e do qual este colunista já teve o prazer de participar duas vezes. Mas não é isso o que importa. O que importa é que finalmente eles entenderam uma coisa: quando se abre um navegador para se visitar um site, uma parte essencial desse processo é conseguir enxergar o… site. O que fica muito difícil quando se tem 357 barras de ferramentas, menus e favoritos ocupando metade da tela, como acontece no IE8. Nos netbooks, então, a impressão é a de que você abre o navegador para ver como as barras vão indo e, por sorte, acaba dando uma olhadinha em uma página que está espremida ali pelo meio de campo.

Tudo isso está bem diferente no IE9. As influências do Chrome sobre a interface mais limpa são nítidas. O navegador do Google ensinou que o mais importante é o conteúdo, relegando menus a porções mínimas da tela. É como funciona o novo Internet Explorer. A barra de endereços e a de buscas, por exemplo, acabaram se integrando em uma só. Mas essa é só uma parte das mudanças. Por baixo do capô, o funcionamento do IE9 também mudou. O novo navegador é mais leve, traz maior suporte a HTML5 e CSS3 e é capaz de usar o poder da placa gráfica para processar conteúdo multimídia. O que ele não tem ainda é o suporte a extensões, o que é um belo ponto a menos diante dos concorrentes Firefox e Chrome, recheados delas. E não tem, nas palavras da Microsoft, porque a empresa não quer “estragar a experiência do usuário” e “o navegador deve ter interferência mínima”. Até o IE10 eles mudam de ideia

Zune descontinuado

Essa já era previsível: o Zune será descontinuado. Por seu morno desempenho em vendas, o player de música e vídeo da Microsoft não ganhará novas versões. Lançado há quatro anos para combater o iPod, o Zune nunca conseguiu ser grandes coisas em termos numéricos. Os quase 80% de market share do rival com o tempo se revelaram mais difíceis de bater do que parecia, daí o sacrifício do gadget. Mas pelo menos o miolo vai sobreviver: o ecossistema do Zune vai continuar evoluindo e se integrar mais com as outras plataformas da Microsoft, como o Windows Phone 7 e o Xbox 360. Já em termos de design, é uma grande perda, pois a última encarnação do player, o Zune HD, é um belíssimo produto – que vai continuar à venda por um tempo, até acabarem os estoques.

Banquete de pixels

Para os geeks que se aventuram na cozinha, é possível acrescentar ainda mais sabor à experiência. Com as Pixel Oven Mitts, essas luvas pixelizadas de algodão, dá para se sentir em um game enquanto aquela pizza quentinha sai do forno. Isso sem falar que, pelo menos entre as visitas, sua reputação nerd estará muito bem preservada, mesmo ao pé do fogão. O par custa US$ 16.99 em www.perpetualkid.com.

Pura física

É na hora que você precisa que um desses faz falta. Nem sempre o falante do iPhone dá conta do recado sozinho, aí o negócio é apelar para outras formas de amplificação, como caixinhas alimentadas a pilha. Ou alternativas mais old school, como o Horn Stand. Feito de silicone, esse amplificador criado pela BONE se baseia nos princípios básicos de acústica para aumentar em até 12 decibéis o som do iPhone. Segundo o fabricante, o formato de cone do acessório faz com que ele funcione como um trompete. Dá para usar tanto na vertical quanto na horizontal. Tem na Okie Dokie por R$ 149.

Com informações do Jornal O Povo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

NVIDIA lança GeForce GTX 550 Ti e nova versão do kit GeForce 3D Vision

Jogar, ver fotos, assistir vídeos e filmes utilizando o PC como plataforma de entretenimento acaba de ficar mais divertido com a chegada da GeForce GTX 550 Ti da NVIDIA. A mais nova GPU da linha Fermi apresenta excelente desempenho com DirectX 11 (DX11) e oferece uma nova relação de preço vs desempenho para os principais jogos de PC, mantendo a acústica extremamente silenciosa, além de contar com baixo consumo de energia.

Comparada com o produto concorrente mais próximo, a GTX 550 Ti é até 50% mais rápida nos mais recentes jogos com tesselação em DX11, e ainda 38% mais rápida nos jogos em DX9 e DX10 das gerações anteriores. E com a tecnologia NVIDIA SLI – a plataforma multi-GPU com a maior escalabilidade do mercado – os jogadores poderão aumentar seu desempenho em jogos de PC acrescentando uma segunda GeForce GTX 550 Ti.

Baixo custo

“A GTX 550 Ti, aliada à nossa tecnologia 3D Vision, oferece aos jogadores uma incrível plataforma de baixo custo com uma experiência em terceira dimensão excepcional,” destaca Richard Cameron, diretor-geral da NVIDIA no Brasil. "Como líderes em hardware de jogos para PC, estamos muito otimistas quanto ao futuro dessa indústria e da forma como podemos tornar essas experiências em 3D mais intensas”.

Kit 3D Vision

Outra novidade que a NVIDIA apresenta aos entusiastas por computadores é a nova versão do kit GeForce 3D Vision, combinação de óculos sem fio de alta tecnologia, emissor infravermelho e software avançado. O novo modelo conta com bateria recarregável de 60 horas, o que aumenta o tempo de uso do produto sem a necessidade de recarga.

A tecnologia NVIDIA 3D Vision suporta atualmente mais de 500 títulos de jogos 3D. Para aproveitamento dos recursos do kit GeForce 3D Vision, é necessário que o computador possua um processador gráfico NVIDIA GeForce e um monitor de 120 Hz.

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Maior escola de CG do mundo abrirá unidade no Brasil

A maior e mais prestigiada escola de computação gráfica do mundo vai, pela primeira vez em 14 anos desde sua fundação, abrir uma unidade fora de Hollywood. E ela será no Brasil. A parceria entre a Gnomon, principal referência no ensino de CG em 3D, animação e efeitos especiais na indústria do cinema e de games, e a Saga, escola brasileira com unidades em São Paulo, Brasília, Recife e Salvador, foi anunciada na tarde desta terça-feira (15) por Alex Alvarez, fundador da Gnomon, e Alessandro Bomfim, fundador da Saga.

"Durante vários e vários anos, a cada mês, recebíamos o convite de escolas de todo mundo em criar parcerias com a Gnomon, mas sempre achamos nesses convites as motivações erradas. Com a Saga, finalmente identificamos a mesma motivação que a Gnomon sempre teve de ajudar as pessoas", disse Alvarez durante o evento The Union, em São Paulo, promovido já em parceria entre a Saga e a sua escola.
Emocionado, Bomfim, que é sócio da Saga, disse que essa nova escola vai abrir em 2012 e que o anúncio oficial de onde ela será localizada só será feito daqui a dois ou três meses. "Vou citar uma frase do filme Campo dos Sonhos: 'Construam e eles virão'. O que importa agora é que essa escola será no Brasil e as pessoas virão", afirmou.

Vale lembrar que a Gnomon reúne hoje, entre seu time de professores e colaboradores, os profissionais tops de linha no mercado em CG, entre eles artistas por trás de filmes como Avatar, Tron: O Legado, Star Trek e todos esses mais recentes filmes de super-heróis.

Hoje, segundo Alvarez, mais de 90% dos alunos de sua escola saem de lá imediatamente empregados na indústria de entretenimento de Hollywood.

Na mesma ocasião, a Saga também anunciou que, na próxima semana, abre uma nova unidade em Belo Horizonte.

Com informações do Portal Terra.

terça-feira, 15 de março de 2011

Tecnologia aliada à reabilitação

De repente, a mente parece confusa, a fala teima em não querer sair da boca e os músculos já não obedecem ao comando do cérebro fazendo com que tarefas que antes pareciam simples, necessitem de ajuda para serem executadas.

Traumas neurológicos, se não tratados de forma imediata, podem trazer sequelas irreversíveis. No entanto, o trabalho incansável de uma equipe de profissionais e a força de vontade de pacientes e familiares é capaz de promover uma melhora significativa nesses quadros. No meio de tudo isso, uma nova ferramenta surge para impulsionar o tratamento: o computador.

A utilização de tecnologias na reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas já ocorre há bastante tempo e envolve todo equipamento, modificado ou feito sob medida a fim de melhorar suas habilidades funcionais. A professora do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana, Ana Paula Braga, cita que a escrita é um dos recursos mais utilizados para melhorar a comunicação do paciente que tem a fala comprometida. Dependendo de suas condições de comunicação, pode utilizar softwares e comunicadores com voz sintetizada e gravada ou pranchas de comunicação.

Se o computador já era uma realidade no trabalho de terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, a novidade surge com a utilização do recurso da Internet - redes sociais e desenvolvimentos de blogs - a fim de não só desenvolver a parte cognitiva do paciente, quanto para reinseri-lo socialmente. A atividade, ainda em experiência, tem sido realizada por Elaine Studart, fonoaudióloga há mais de 22 anos.

A ideia surgiu durante o Curso de Docência no Ensino Superior, na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde Elaine teve mais contato e aprendeu a utilizar novas mídias. A partir daí criou seu próprio blog - Fonoaudiologia e Comunicação -, voltado para a prática da especialidade. A experiência, que começou sem grandes pretensões, gerou excelentes frutos.

Superação

Quando Osmundo Rebouças, 68 anos, viu o blog de sua fonoaudióloga, imediatamente sinalizou: "Quero um também". Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), PHD em Harvard, ex-professor da Universidade de São Paulo (USP) e deputado federal, estava impossibilitado de trabalhar e de realizar várias atividades por conta de um AVC isquêmico ocorrido em fevereiro de 2010. Como grande parte dos pacientes, começou a ficar deprimido. Foi então que encontrou na internet, além de um estímulo, uma forma de desenvolver leitura, escrita e de voltar ao trabalho.

"Ele era muito ativo. Quando me pediu para fazer um blog, passamos um tempo pensando como seria. Criei o layout e o ensinei a postar textos e vídeos. Hoje, ele faz tudo sozinho", diz a fonoaudióloga Elaine Studart. Ela conta que, quando começou a tratar Osmundo, ele tinha fraqueza nos músculos e não conseguia coordenar pensamento e fala.

Após um árduo trabalho de TO, fisioterapia e fonoaudiologia, hoje mantém uma vida praticamente normal. Faz aulas de Pilates, dirige e realiza todas as suas atividades sozinho. A única dificuldade que possui é na articulação das palavras, ainda de difícil compreensão. Apesar disso, o economista não para de falar um só instante, e em seus momentos de lazer, se arrisca até a cantar em karaokês.

Elo de ligação

O uso do computador começou de forma simples, a partir da elaboração de palavras e frases e, posteriormente, da análise de textos e reprodução de interpretações. Elaine relata que, em pouco tempo, Osmundo Rebouças foi tomando gosto e criando artigos cada vez mais elaborados. Antes desacreditado pelos médicos, o paciente evoluiu de forma inesperada.

São muitos os benefícios do emprego da internet nesses casos. "Além de preencher o tempo, o paciente pode ampliar seu círculo de amizades e derrotar a solidão. O contato com a tecnologia faz com que ele volte a se sentir produtivo e inserido socialmente, produzindo, criando e obtendo novos conhecimentos", explica a professora do curso de TO da Unifor e mestre em Psicologia, Elcyana Bezerra Carvalho.

Mais do que outros meios de comunicação, o computador permite que os pacientes neurológicos experimentem uma excelente adaptação às dificuldades visuais, auditivas e motoras, próprias dessa patologia.

Com informações do Diário do Nordeste.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Facebook desenvolve sistema para alerta de suicídios

O Facebook anunciou o lançamento de um sistema que permite que os usuários comuniquem à equipe do site sobre amigos que eles acham que podem estar considerando o suicídio. A iniciativa é o resultado de uma parceria com a ONG britânica "The Samaritans" (Os Samaritanos, em inglês), após uma série de casos polêmicos de pessoas que anunciaram suicídios em suas páginas pessoais.

O novo dispositivo consiste em um formulário específico a ser encontrado na Central de Ajuda do Facebook, em que qualquer pessoa pode detalhar as preocupações que tem sobre outro usuário, dizendo seu nome completo, o endereço da página onde ele postou mensagens suspeitas e dando mais detalhes sobre os grupos a que ele pertence.

O formulário é enviado para a equipe de moderadores do site, que podem acionar a polícia imediatamente caso seja reportado algum caso de intenção de suicídio. Caso não seja necessária uma ação imediata, as informações serão encaminhadas à ONG britânica, que poderá entrar em contato com a pessoa para oferecer aconselhamento.

Segundo representantes do Facebook, sempre foi uma política da empresa notificar a polícia se um usuário estivesse em risco de dano corporal iminente.

Amigos
A ONG "The Samaritans" diz que o sistema está operando em modo de teste há três meses, durante os quais recebeu muitos relatórios genuínos e nenhum tipo de brincadeiras.

O mecanismo foi criado para ajudar a prevenir casos como o da trabalhadora voluntária britânica Simone Back, 42 anos, que morreu no Natal de 2010 após tomar uma overdose de remédios. Back estava deprimida e escreveu sobre sua intenção de se matar em sua página do Facebook.

Muitos de seus contatos no site comentaram a mensagem, mas nenhum deles acionou qualquer alarme. Segundo a "The Samaritans", o novo sistema não foi lançado em relação com um caso específico, mas para conscientizar as pessoas sobre as maneiras como podem obter ajuda.

Em comunicado, a diretora executiva do grupo, Catherine Johnstone, disse que o sistema pretende "aproveitar o poder da amizade". "O Facebook é parte da vida diária de muitos de nós e devemos assegurar que as pessoas que estão online terão ajuda quando precisarem."

O diretor de políticas do Facebook para a Europa, Richard Allan, disse que, com o novo dispositivo, "os amigos serão encorajados a cuidar uns dos outros no Facebook, como fazem na vida real".

Com informações do Portal Terra.