quinta-feira, 31 de março de 2011

Metade dos internautas navegará por dispositivos móveis em 2015, diz estudo

Em 2015, 49% dos usuários da internet acessarão a rede por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones). A previsão é do estudo “Previsão Global de Dados Móveis do Índice de Redes Visuais”, encomendado pela Cisco, empresa de telecomunicações. Ao todo, prevê a pesquisa, serão 32 milhões de internautas que usarão a web móvel.

No que diz respeito a volume de informações, a tendência é que o tráfego de dados móveis cresça até 40 vezes até o ano de 2015. De acordo com o levantamento, a taxa anual de crescimento será de 108% ao ano no uso de dados móveis.

O estudo, para poder dar parâmetro sobre o quanto de dados trafegará mensalmente em 2015, comparou o volume de dados móveis com a capacidade de DVDs ou do envio de mensagens de texto. “Devem ser trafegados 0,19 exabytes por mês. O total de dados representa 47 milhões de DVD’s por mês ou mais de 522 milhões de SMS por segundo.”

O motivo para o crescimento do tráfego de informações em redes móveis ocorrerá em função da popularização de dois equipamentos: tablets e smartphones. Daqui a quatro anos, a média de dispositivos móveis conectados deve ser de 1,2 equipamento por pessoa – chegando a 246 milhões de unidades.

Ainda pouco populares no país (sobretudo em função dos preços do equipamento e da internet móvel), os tablets chegarão a somar mais de de 5,7 milhões de unidades até o fim de 2015. Até o fim de 2011, a previsão é que marcas como Asus, Motorola, Positivo, Itautec e Samsung apresentem novos modelos de portáteis ao mercado brasileiro.

O número de smartphones deve apresentar um crescimento quatro vezes maior chegando a 58 milhões de unidades no país. De acordo com a Cisco, o mercado de “celulares inteligentes” vai ultrapassar o de laptops.

Com informações da UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário