segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Saiba quais as melhores cores para usar no seu ambiente de trabalho



As cores são responsáveis por causar estímulos e sensações, por isso elas devem ser escolhidas com muita cautela. Nos espaços corporativos a decisão requer mais atenção, pois as cores presentes na decoração dos espaços devem instigar o trabalho dos funcionários, valorizar a proposta da empresa e contribuir com o bem-estar.

Já está comprovado que o bom uso das cores no ambiente de trabalho ajuda a promover a saúde, melhora o humor, gera motivação e favorece a segurança dos indivíduos. As cores certas são capazes de estabelecer um equilíbrio entre o material e o astral, fazendo com que o dia-a-dia na empresa se torne mais agradável.

O estudo das influências das cores considera os conceitos do Feng Shui, uma técnica chinesa de harmonização de ambientes. A teoria revela que as cores não são apenas vistas, mas sim sentidas, além do que o exterior passa a ser reflexo do interior das pessoas.

Laranja
Esta cor está associada à vitalidade, a força e ao entusiasmo. Quando usada com moderação, estimula a criatividade e o diálogo. Já o exagero pode interferir na seriedade do ambiente de trabalho, provocando brincadeiras fora de hora.

Vermelho
Esta cor intensa simboliza o sucesso, a autoestima, a prosperidade e a ação. Embora o seu uso seja muito positivo de acordo com o Feng Shui, o vermelho em grande quantidade pode deixar as pessoas irritadas e violentas.

Azul
Com efeito calmante e terapêutico, esta cor pode ser poderosa para tornar os ambientes mais calmos e tranquilos. Por outro lado, o exagero é capaz de aumentar a sensação de sono e diminuir a produtividade.

Verde
Uma opção favorável para acalmar o sistema nervoso, porém o tom muito escuro pode acabar deprimindo.

Violeta
Uma cor perfeita para meditar, além de contribuir com a sensação de sossego e calmaria. No entanto, o exagero deixa o ambiente desestimulante e compromete o trabalho.

Branco
Esta cor neutra é muito usada para decorar, representa o infinito e reforça o efeito das demais cores. O excesso causa frieza e sensação de vazio.

Preto
Deve ser usado em pouca quantidade, caso contrário deixa o espaço depressivo.

Com informações do Blog da Buriti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário