quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Conheça as diversas maneiras de servir seus clientes



Serviço à Francesa – usado em banquetes requintados ou em casas de família que tem garçons. Esse serviço se caracteriza pela apresentação da travessa à esquerda do cliente, onde ele próprio se serve com a ajuda do talher de serviço. Para a execução do serviço, o garçom coloca a travessa na mão esquerda, protegida por um guardanapo de serviço. Aproxima-se do cliente pelo lado esquerdo e levemente inclinado, para não tocar a pessoa que vai se servir, apresenta a travessa com os talheres de serviço voltados para o comensal. A travessa deve ficar na altura do prato para evitar uma possível queda de comida sobre a mesa.

Serviço à Inglesa – algumas modalidades de servir à mesa nos restaurantes, usualmente praticadas, possuem suas origens nos hábitos familiares de determinadas épocas. É o caso do serviço à inglesa, quando o chefe de família era quem servia todas as pessoas à mesa, fossem elas da casa ou não. O serviço à Inglesa pode ser executado de duas maneiras: direto ou indireto.

- Serviço à Inglesa Direto – é muito usado em banquetes e nele o garçom serve o comensal diretamente da travessa ao prato, colocando à frente do cliente, tendo o cuidado de apresentar, antes, as iguarias. É uma modalidade de serviço muito praticada nos restaurantes de categoria, pois agiliza o trabalho, embora exija do garçom muita agilidade e habilidade.

- Serviço à Inglesa Indireto (ou guéridon) – esta modalidade de serviço consiste em compor o prato, a ser servido ao cliente, no guéridon. Na execução desta modalidade de serviço o garçom segue a seguinte rotina:

- Colocar os pratos (tirados da estufa) sobre o guéridon.

- Trazer da cozinha a travessa com as iguarias, apresentando-as ao comensal, pelo lado esquerdo.

- Colocar a travessa sobre o guéridon, passando a compor o prato para cada cliente, com o auxílio de uma colher na mão direita e de um garfo na mão esquerda. Ter o cuidado de dispor adequadamente os alimentos no prato, primando por uma bela apresentação.

- Transportar o prato a ser servido, ter o cuidado de manter o dedo polegar bem na borda do mesmo.

- Colocar o prato já montado à frente do mise-en-place de base.

- Seguir a etiqueta com relação à sequência de serviços, caso haja vários clientes, incluindo senhoras e crianças.

- Deixar a travessa com o restante das iguarias sobre um réchaud no guéridon ou na cozinha, para aquecimento.

- Na reposição das iguarias, usar o serviço à inglesa direto.

Este serviço tem as vantagens de dar plena liberdade de movimento ao trabalho do garçom. Este pode, inclusive, compor melhor o prato sob o ponto de vista da sua apresentação. Além disso, é um serviço onde não se perturba muito o cliente, inclusive na conversa que o mesmo mantém com seu acompanhante.

Serviço à Americana (ou Self-Service) – Neste tipo de serviço, o próprio cliente vai buscar os alimentos que deseja, geralmente dispostos em um buffet. O self-service é, em primeiro lugar, uma decorrência da vida moderna. É um tipo de serviço que reduz consideravelmente a necessidade de mão-de-obra, porém diminui também a qualidade do serviço prestado. O self-service apresenta algumas vantagens, tanto para o restaurante quanto para o consumidor. O cliente encontra preços atraentes, rapidez no atendimento e opções de alimentos variados que podem ser vistos e escolhidos na hora.

Para o restaurante, o pessoal necessário para a execução dos serviços é reduzido e menos qualificado, podendo assumir funções diversas, já que é o cliente mesmo quem executa a tarefa de servir-se. A opção de itens oferecidos no cardápio é limitada e a oferta de alimentos pode variar dependendo da época do ano e da disponibilidade de certos tipos de ingredientes. Além disso, os equipamentos, utensílios e materiais necessários são reduzidos ao estritamente necessário, diminuindo assim os custos operacionais.

Isso não significa, porém, que a responsabilidade dos garçons no self-service é menor. Ele deve executar de forma adequada as tarefas que lhe são atribuídas. Em alguns restaurantes self-service o serviço de bebidas é feito à mesa, pelos garçons e, além disso, o garçom continua responsável pelo desembaraço da mesa e a retirada de todas as sobras de alimentos e bebidas e utensílios que já foram utilizados.

Serviço Empratado – é o serviço em que o prato já vem da cozinha preparado e montado, sendo servido ao cliente pelo seu lado direito. Deve ser utilizado um prato especial, maior do que o de mesa, para que os alimentos sejam oferecidos em quantidade suficiente e estejam bem distribuídos pelo prato, dando a impressão de harmonia e cuidado especial em seu preparo. Este tipo de serviço minimiza o desperdício, pois os alimentos já são servidos em porções individuais, suficientes para uma refeição completa.

Com informações do site Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário