sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Conheça 6 maneiras para fazer o cliente dizer “sim”

Graças a boa situação financeira no Brasil, muitos estão se aventurando no mundo dos empreendedores, embora as recompensas sejam satisfatórias, não é uma tarefa fácil vender um produto ou serviço. É preciso conquistar o consumidor. A maioria das pessoas são apaixonadas por fazer compras. Mas na hora em que os clientes descobrem o preço do produto ou serviço, muitos pensam se aquilo é mesmo necessário. Para evitar problemas como esse, a revista Inc listou seis técnicas para que os seus clientes digam sempre “SIM!”.

1 – Demonstre simpatia
Ninguém gosta de pessoas antipáticas, o cliente fica muito mais propenso a comprar se ele notar que o vendedor está sendo simpático, pois isso gera uma “amizade”, embora temporária entre vendedor e consumidor. É por isso que tantos comerciais de TV usam celebridades para participar de suas propagandas. Uma forma simples de ser um vendedor simpático é mostrar um verdadeiro interesse nos seus clientes. Conheça o freguês, procure descobrir seus gostos, mas cuidado para também não ser enxerido.

2 – Conheça bem o que vende
Se existe algo que irrita o cliente, é o vendedor não saber de algo quando questionado. O consumidor que chega no restaurante e pergunta para o garçom sobre um prato, quer uma resposta rápida e satisfatória. As pessoas estarão mais propensas a comprar se o atendente demonstrar conhecimento especializado no assunto. Isso dará credibilidade ao vendedor. Pesquise o assunto, teste os produtos e tente sentir as reais sensações de um consumidor.

3 - Faça favores ao cliente

As pessoas se sentem obrigados a dizer “sim” para aqueles que um dia já lhe fizeram algum favor. No mundo dos negócios, uma maneira de fazer um favor é conseguir um novo cliente para o seu consumidor ou mesmo conceder-lhe tratamentos especiais como formas de pagamento e descontos. Mas é importante ressaltar que a criação de um senso de obrigação em retribuir um favor não deve ser explícita. O desejo sincero de ajudar (em vez de ser ajudado) é percebido pelos clientes, que, como consequência, respondem positivamente e se tornam fiéis ao negócio e ao vendedor.

4 - O cliente precisa ter certeza do que está comprando
Mesmo que você concretize a venda, o trabalho não terminou por ai, o cliente tem que querer voltar, só assim, o “sim” será mais frequente. Eles precisam reconhecer o que estão comprando e compreender que aquilo fará alguma diferença na sua vida ou na dos outros.

5 - Mostre que outros clientes estão felizes ao comprar produtos da sua empresa

Se o consumidor perceber que os outros fregueses estão satisfeitos com sua empresa, ele fica muito mais propenso a comprar, perceber que os outros estão felizes com a aquisição do item. Por isso, é importante que o vendedor dê exemplos de clientes satisfeitos para que a compra seja realizada com maior rapidez.

6 - Faça ofertas raras

A maioria dos clientes valoriza ofertas raras e únicas. Uma maneira de fazer isso é proporcionar ofertas por tempo limitado e ressaltar a data do término. Isso faz com que os clientes entendam que essa pode ser a sua última chance de realizar a compra de determinado produto ou serviço.

Com informações do site Papo de Empreendedor.

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