segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conheça 5 dicas para você ser mais feliz no trabalho

Não importa a área de atuação ou o cargo, todos estão sujeitos ao estresse profissional, seja pelas altas jornadas de trabalho, ou por um conjunto de preocupações que tiram seu sono. “Passamos tempo demais trabalhando para não sermos felizes com o que fazemos”, diz Beth Thomas, autora do livro “Powered by Happy: How to Get and Stay Happy at Work” (“Energizado pela Felicidade: Como se Tornar e Ficar Feliz no Trabalho”). Ser infeliz no trabalho não só afeta o seu humor como também atrapalha a sua produtividade, o que pode ter efeitos negativos sobre o faturamento da sua empresa.



Pensando nisso, a jornalista Lisa Evans listou cinco dicas de Beth Thomas que podem ajudar você a trazer mais alegria e satisfação para sua vida profissional. 

1 – Fique no presente
“Muitos dos nossos pensamentos negativos vêm de preocupações acerca de situações que talvez nem aconteçam”, diz Beth. Muitos empreendedores costumam se precaver adotando medidas para emergências, mas pensar constantemente no pior é estressante para o seu corpo e a sua mente e drena recursos pessoais que poderiam ser usados de forma mais produtiva.

2 – Pense positivamente
Procure pensar positivamente, transforme pensamentos negativos em positivos melhore seu humor e a sua mentalidade. “Toda vez que um pensamento negativo entrar na sua cabeça, pare e pense em algo positivo,” diz Beth. Faça isso por algumas semanas e você notará rapidamente a criação de um novo hábito que irá aumentar a sua felicidade, não só no trabalho como na vida pessoal. 

3 - Ajude os outros 
Há várias maneiras de prestar apoio – você pode se envolver em atividades filantrópicas ou ajudar os seus funcionários a melhorar em seus trabalhos. Beth conta que a generosidade é o segredo da felicidade duradoura. “A felicidade no trabalho não está no que você conquista sozinho. Não está em ficar bem na fita, e sim em fazer com que todos da sua equipe melhorem o empenho.” Algo que pode contribuir para a felicidade de todos no ambiente de trabalho é designar tutores – colaboradores experientes que aconselham trabalhadores mais juniores. Outra opção é envolver os funcionários em alguma atividade caridosa. 

4 – Dê um tempo 
O descanso é importante, o estresse positivo tende a ser motivador, mas é preciso saber quando sua mente e seu corpo precisam de descanso. “Mesmo que você goste do seu trabalho, o estresse pode ser maçante ao ponto de te deixar infeliz”, diz Beth. Tire alguns dias para você ou então ache alguma maneira de se descontrair depois do horário de trabalho ou nos fins de semana. 

5 – Pratique a gratidão 
A felicidade vem principalmente do reconhecimento e apreciação pelo que você já tem. Antes de começar a trabalhar, pense em cinco coisas pelas quais você sente gratidão. Faça a mesma coisa antes de encerrar o expediente. Assim, você treina o seu cérebro para pensar de forma positiva. 

Com informações do site Papo de Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário