segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Comece o ano sem dívidas e faça os sonhos saírem do papel em 2013


Todo final de ano é a mesma coisa: você faz uma lista de sonhos que quer realizar no ano seguinte, mas passam as festas, os meses chegam ao fim e você percebe que, mais uma vez, os planos não saíram do papel.

Para que em 2013 o final de história seja diferente, o especialista em educação financeira Janser Rojo, da QI Financeiro Consultoria, dá diversas dicas e ensina que, com planejamento, é possível quitar dívidas e, finalmente, fazer aqueles projetos antigos acontecerem.

SAIA DO VERMELHO – Para quem tem dívidas e o nome inscrito em órgão de proteção ao crédito, a primeira coisa a fazer é quitá-las. "Aproveite o 13º salário, participação nos lucros e outras bonificações para organizar seus débitos. Veja aqueles que têm os maiores juros e que estão em atraso, gerando juros extras, como cheque especial ou cartão de crédito cuja fatura vem sendo paga pelo valor mínimo. Acabe com estas dívidas assim que possível e fique somente com aquelas que têm parcelas fixas e sem nenhum saldo atrasado. Para estas, faça um planejamento doméstico onde elas caibam com folga", ensina Rojo.

MUDE SEUS HÁBITOS – Caso você nunca consiga realizar os sonhos que planeja por falta de dinheiro, é possível que você tenha maus hábitos financeiros. Então, é hora de mudá-los. "Poucas pessoas sabem exatamente como gastam seu dinheiro e por isso acabam perdendo grandes quantias. É preciso anotar tudo o que se gasta para saber para onde os recursos financeiros estão indo. Só assim é possível cortar gastos desnecessários e poupar", alerta Rojo.

Ainda segundo o especialista em finanças pessoais, é preciso saber usar o cartão de crédito e cheque especial: pague as faturas no valor total que assim estará usufruindo de todas as vantagens do cartão, como milhas e adiamento para o pagamento. Se não for conseguir pagar o valor total, escolha opções mais baratas de endividamento, como crédito pessoal. Cheque especial não é dinheiro na sua conta, é dinheiro do banco e ele cobra caro por isso. Utilize com moderação, poucas vezes durante o mês e para baixos valores.

FAÇA UMA LISTA E ABRA UMA CONTA DE SONHOS – Para não perder o foco com o passar do tempo, Rojo sugere fazer uma lista de projetos. "Saiba exatamente para onde quer direcionar seus esforços e o que lhe deixará realmente satisfeito. Tendo essa lista bem definida e acessível, com certeza você deixará de gastar com outras tentações que aparecerem no caminho", esclarece.

O especialista sugere que uma conta separada seja criada, a "conta do sonho". "Esta é uma aplicação especial onde todo mês você vai depositar uma parcela do seu dinheiro antes de pagar qualquer conta. Pode começar com pouco e depois ir aumentando, se conseguir. Se o sonho é uma viagem para a França, por exemplo, que custa R$ 10 mil e você já tem na conta R$ 2 mil, significa que seu sonho está 20% alcançado, o que é diferente de ter um sonho que nunca sai do papel. Além do mais, isso gera motivação para continuar atrás dos 80% faltante, e evita gastos com outras coisas que são menos importantes para você", finaliza.

Com informações do site Administradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário