sexta-feira, 20 de abril de 2012

Especialista ensina cinco dicas para quem deseja investir no mercado mundial

O especialista Michael Getchell, sócio da DRH International diz que o mercado brasileiro é muito atrativo devido a sua capacidade de se adaptar rápido a novos cenários.

 Com a atual situação da economia brasileira ficou muito mais fácil para as empresas crescerem. Segundo especialistas, essa pode ser a hora dos empresários que queiram investir no cenário mundial se adequarem ao perfil que esse mercado exige.

As economias dos Estados Unidos e da Europa estão estagnadas e, por isso, a estratégia deles é olhar para fora das fronteiras. “O mercado pode ser aqui, mas o perfil é global”, afirma Michael Getchell, sócio e diretor executivo para a América Latina na DHR International.

“O executivo brasileiro já teve que trabalhar numa época de hiperinflação e por ser criativo, flexível, ter jogo de cintura, ele se adapta a diferentes cenários”, explica. Para ele, hoje, na economia, este tipo de atitude é essencial.

Por isso, Getchell dá algumas recomendações que os empresários brasileiros podem seguir caso queiram ingressar no mercado mundial.

1 – Faça seu dever de casa

Procure se formar e se manter sempre atualizado, invista na carreira desde o estágio. Segundo Getchell, fazer cursos é muito importante e um MBA também é de vital importância.

 “Faz sentido fazer um curso de MBA em faculdades tradicionais clássicas e de calibre como a Harvard, Standford e Insead”, afirma.

2 – Busque experiência profissional no exterior

Procure aprender e vivenciar novas culturas, e se a empresa em que trabalha proporciona a oportunidade de fazer uma job rotation é preciso correr atrás.

3 – Fale inglês

A língua sempre será importante. Para Getchell, não dominar a língua inglesa pode atrapalhar e limitar um projeto ou cargo em negociação. “É business english, são termos e conceitos complexos. As pessoas não têm paciência se você não souber”, explica.

De acordo com ele, o espanhol é outro idioma essencial para os interessados em trabalhar em multinacionais devido ao foco destas empresas no mercado da América Latina.

4 – Pense fora da caixa

Certas empresas procuram profissionais que tenham um plano de carreira bem linear, porém o especialista diz que soluções inovadoras e ter um espírito empreendedor são habilidades importantes.

Getchell explica que, às vezes, é preciso recuar no seu plano de carreira para depois crescer. Enquanto, para outros profissionais, é preciso vivenciar a rotina de um ambiente corporativo.

5 – Recicle-se

“Os profissionais que permanecem, crescem nas empresas e agregam valor, são pessoas que vão sempre perpetuar sua carreira acadêmica também”, resume Getchell.

Segundo Getchell , cursos são de vital importância, pois com eles o profissional nunca fica enferrujado e sempre se recicla, buscando novos conhecimentos e sempre de olho no que acontece no mercado e no mundo.

Com informações da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário