segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aprenda os 10 mandamentos do empreendedor

1 – Tenha capital para os dois primeiros anos Ter o próprio negócio não é fácil, principalmente porque no começo é comum não “entrar” muito dinheiro na empresa. Para muitos essa pode ser uma medida conservadora, mas pode ser fundamental para a sobrevivência do seu negócio, Caso contrário, existe o risco de você ter que abandonar um empreendimento promissor no meio do caminho.

2 – Separe o dinheiro da empresa do seu Nunca junte as duas receitas, para não haver confusão e nem os “empréstimos” procure separar e mantenha um pró-labore mensal mínimo para a sobrevivência logo no começo a empresa, dessa forma, você evita dores de cabeça futuras.

 3 – Analise cada detalhe do contrato pessoal Evite desentendimentos com sócios e proteja seu negócio, estabeleça a distribuição de lucros, as condições para contrair empréstimo e até quem serão os herdeiros.

4 – Tenha mais de um fornecedor Caso sua empresa dependa de uma matéria prima tenha mais de um fornecedor e o seu principal tenha algum problema ou aumento de preços. 5 – Inclua multa no contrato e locação Especialistas dizem que é muito comum empreendedor ir à falência por ter que devolver o ponto onde tinha estruturado seu negócio. A dica é estabelecer uma multa em caso de devolução antecipada do imóvel.  

6 – Não desconte notas com antecedência Jamais comece a descontar as notas com antecedência “Você entra em um círculo vicioso e seu lucro vai para os juros bancários”afirma o consultor Reinaldo Domingos.  

7 – Mantenha o capital de giro como valor de dez faturamentos Mesmo que o empreendimento não seja tão novo, mantenha capital de giro equivalente a dez vezes o valor do faturamento. “Não se pode demitir funcionários treinados ou deixar de atender a um cliente por falta de capital.” Diz Domingos.

8 – Vincule empréstimo à produtividade Principalmente nos primeiros meses, pois o negócio é mais frágil economicamente, procure se basear em análises de mercado detalhadas antes de decidir se deve ou não buscar recursos externos.

 9 – Reveja despesas e cortes supérfluos Sempre corte despesas desnecessárias, mantenha perto de si uma planilha com os gastos da empresa de preferência nos últimos 3 meses. Tenha um propósito para cada gasto.

10 – Contrate uma boa empresa contábil Os contadores vão analisar em que regime sua empresa se encaixa e quando deverá mudar a forma de tributação. “Você pode até pagar um pouco mais caro, mas o dinheiro investido volta em forma de resultado.” Completa o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário