sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

TVs terão ferramentas de interatividade




A partir desse ano, a maioria dos aparelhos de televisão fabricados na Zona Franca de Manaus deverão estar equipados com o Ginga, uma ferramenta que permite a interatividade na TV digital brasileira. O programa, que é um software livre nacional, possibilita que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão.

A consulta pública sobre as mudanças no Processo Produtivo Básico (PPB), encerrada em outubro do ano passado, prevê que pelo menos 75% dos televisores com tela de cristal líquido devam vir com o Ginga. Quem comprar os televisores com o Ginga poderá pagar até R$ 80 mais. 

De acordo com o secretário, foram implementadas recentemente mudanças para agilizar a autorização da digitalização de geradoras e retransmissoras, e a ideia é que até o final desse ano cerca de 3 mil processos tenham sido analisados. Depois da autorização do ministério, os radiodifusores têm seis meses para colocar o canal em funcionamento. 

Depois dos testes, o governo ainda tem que trabalhar para a implantação da indústria que irá fabricar os novos aparelhos de rádio que receberão o sinal digital. 

Com informações do IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário