quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Restaurantes somam 34% do setor e continuam em crescimento



O negócio de restaurantes não para de crescer. Sejam temáticos, de rodízio ou à la carte, por quilo ou sofisticados, não importa, a expansão passa por todos os formatos e tipos de clientela. E os especialistas do setor avisam: ainda há espaço para o empreendedor que deseja apostar neste tipo de negócio.

De acordo com algumas pesquisas, o setor de alimentação fora do lar faturou R$ 181,1 bilhões em 2010,
o que representa quase o dobro do montante registrado em 2005. As explicações para o crescimento
vão desde a melhora do cenário econômico nacional ao aumento de renda da população e da oferta de empregos formais, principalmente para mulheres.

Esses indicadores confirmam o que a simples observação do movimento dos restaurantes a qualquer hora do dia indica: o ramo de alimentação fora de casa está aquecido. Como consequência disso, a concorrência também aumentou. Para lucrar, crescer e conquistar novos clientes é preciso inovar como nunca. Além, é claro, de estar atento a itens como qualidade dos produtos, limpeza do local e serviço eficiente. "Dificilmente uma pessoa volta a um restaurante se algo não a agrada à primeira visita", alerta Batista Gigliotti, consultora de franquias.

De acordo com a consultora alguns aspectos do negócio podem ser implantados para atrair clientes
e aumentar a fidelização.

1) Cardápio
Em um estabelecimento por quilo, em que as opções são parecidas, uma forma de inovar é nos complementos, por exemplo, na sobremesa e no café. Visitar a concorrência para conhecer suas inovações e, então, fazer de modo diferente também é recomendado.

2) Serviço
De acordo com a pesquisa, durante a semana, de cada 10 refeições fora de casa 7 acontecem no almoço.
A dica aqui é não desperdiçar tamanha audiência. Para o empreendedor, isso significa atenção redobrada com o atendimento, item que é o segundo determinante na escolha de um restaurante, atrás apenas da limpeza. É importante investir em maneiras alternativas de entregar o produto.

Se o dono do estabelecimento percebe que há demanda, pode optar pelo delivery e também disponibilizar
embalagens personalizadas para que as pessoas possam levar a comida que sobrou na mesa.
É importante, ainda, aceitar todas as bandeiras de cartões e os tíquetes de alimentação.

3) Gerenciamento
Aponta o presidente da Fran Systems. Outro ponto crítico é fazer um controle rigoroso de estoque,
o que evita desperdícios e aumenta a produtividade da casa. Com isso, gera-se um ciclo:
menos desperdício, mais dinheiro - com margens de lucro maiores, que poderão ser revertidas em melhorias. A qualificação da mão de obra do restaurante também merece atenção.

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