segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O celular irá substituir o cartão de crédito?

Se você está cansado de levar inúmeros cartões de crédito na carteira, ou de esquecer o talão de cheques em casa, uma novidade poderá lhe agradar. Agora você pode pagar suas contas aproximando seu celular de um receptor digital.

Em 2012, os receptores NFC (Near-Field Communication, ou comunicação por aproximação, em tradução livre) serão cada vez mais indispensáveis em estabelecimentos comerciais. A tecnologia funciona ao transferir informações entre dois dispositivos sem a necessidade de fios.

O Google equipou o Nexus S 4G da Sprint com uma antena NFC e oferece o tão esperado aplicativo Google Wallet para encorajar os donos de lojas a permitir e oferecer pagamentos via celular.
A RIM está implementando a tecnologia em muitos dos modelos novos de aparelhos, e apresentando um recurso chamado de “Tag”, que permitirá aos usuários do BlackBerry não só transferir informações de pagamento como qualquer outro tipo de dado via NFC.

A nova tecnologia tem como objetivo facilitar a vida das pessoas e dos comerciantes, além da segurança que é maior já que não existe o “contato físico”. Através dessa inovação não será mais preciso entregar o cartão de crédito ao funcionário e dessa forma, ele não saberá os números gravados na frente do seu cartão.

Outra vantagem é que no caso de você perder o cartão, será necessário a comunicação com o banco para bloqueá-lo. Enquanto que se você perder o celular, basta apagar remotamente os dados referentes aos créditos e fornecer as informações novamente em um outro celular.

Lembrando que as compras com NFC são aconselhadas a serem feitas em grandes lojas com freqüência. Em estabelecimentos e comércios pequenos você precisaria estar com dinheiro ou o cartão caso houvesse algum imprevisto.

E apesar do fato que o Google Wallet mostra quando e onde foi feita uma compra, o aplicativo não registra o que foi adquirido, então ainda é necessário manter os recibos. Porém essas falhas estão sendo estudadas e os criadores do projeto logo terão uma solução para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário