terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Diferenças entre homens e mulheres como líderes

As mulheres estão cada vez mais ocupando cargos de liderança no cenário coorporativo e existem muitas diferenças entre elas e os homens quando se trata de liderança.

As mulheres, por exemplo, lidam com as adversidades e toleram situações incertas melhor que os homens. É o que afirma o estudo feito pelo Korn/Ferry Institute com mais de 4 mil presidentes de empresas nos Estados Unidos de ambos os sexos.

Influência da maternidade

Segundo a pesquisa, as mulheres por poderem ser mães são mais propensas a escutar a opinião dos outros do que os homens, que já são mais rígidos e frios. Os pesquisadores dizem que as mulheres em situações de risco tendem a confiar mais na equipe, enquanto que os homens são ligeiramente diferentes.

Elas se importam mais

Esse fator é definido pela empatia. As mulheres costumam se importar mais com os sentimentos e opiniões dos outros que homens. Dessa forma, elas conseguem antecipar mais facilmente a forma como sua equipe irá reagir. As mulheres conseguem interpretar mais fácil que os marmanjos os sinais que seus funcionários passam, consequentemente, prestando mais atenção no ambiente.
Essa diferença também se deve ao fator “maternidade”.

Ser mãe é algo que muda a forma como as mulheres lidam com o ambiente e as situações "Elas precisam saber lidar melhor com incertezas, sobretudo, por conta da dificuldade de interpretar os desejos e necessidades das crianças", afirmam os pesquisadores.

Energia mental

Quando se trata de energia mental, as mulheres também ganham dos homens, levando em conta ainda sua capacidade de sustentar o pensamento analítico por mais tempo.

Semelhanças

Embora existam as diferenças, também há semelhanças entre os sexos, compostura, humildade e confiança são exemplos de comportamentos igualmente adotados por homens e mulheres. Ainda segundo a pesquisa, tanto homens como mulheres parecem ter a mesma capacidade de lidar com novos estilos de trabalhos, trabalham da mesma forma sob pressão e não se frustram com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário