quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os três recursos mais importantes para o crescimento das empresas


Foram pesquisados mais de mil empreendedores em todo o mundo para entender o que uma empresa precisa para alcançar altos níveis de crescimento

Em 2011, o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) apresentou um relatório que incluía uma nova estatística poderosa: 5% das empresas, aquelas com alto crescimento, geram mais empregos e receitas que os outros 95%. Recentemente, a Endeavor Global trabalhou a Universidade de Stanford, a Ernst & Young e o WEF em um novo projeto que analisa a fundo esses dados. Entrevistando empreendedores, descobriram que são três os fatores mais importantes para possibilitar o crescimento de um negócio.

Foram pesquisados mais de mil empreendedores em todo o mundo para entender o que uma empresa precisa para alcançar altos níveis de crescimento. O ‘mapa de calor’ abaixo mostra os fatores que foram classificados como os mais importantes para o sucesso das empresas nas diferentes regiões do planeta.

Como se pode ver, não importa se a empresa está no Vale do Silício ou na África Subsaariana, três recursos são constantemente colocados acima dos demais: acesso aos mercados, oferta de mão de obra e acesso a capital.

Acesso aos mercados soa mais complicado do que realmente é, sendo apenas um nome mais formal para “consumidores”. Os entrevistados tenderam a classificar clientes locais como os mais importantes para o crescimento das empresas. Entretanto, em países menores, os entrevistados foram mais propensos a citar clientes internacionais como fundamentais.

Mão de obra, também conhecido como “talento”, foi muitas vezes colocado na pesquisa como o principal recurso necessário para o sucesso de uma empresa. Além disso, os entrevistados citaram especialmente funcionários técnicos e administrativos como os mais importantes.

O acesso a capital e investimento é composto por fontes de dívida e capital próprio. Investimentos-anjo e capital de risco foram as duas formas de financiamento consideradas mais importantes para o crescimento das empresas.

Consumidores, funcionários e investimentos foram significativamente classificados como mais importantes que outros fatores como universidades ou o ambiente regulatório (burocracia, em outras palavras). Portanto, governos e stakeholders que buscam encorajar o desenvolvimento de novas empresas de alto crescimento devem ajudar os empreendedores a terem acesso a esses recursos. De acordo com os dados do estudo, essas melhorias são extremamente necessárias. Porém, na maioria das regiões do planeta, 40% ou mais dos entrevistados relataram que um desses recursos não estava disponível.

Fonte: Administradores 

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