sexta-feira, 7 de novembro de 2014

10 dicas para não se sentir atarefado e sobrecarregado


Comprometa-se em gerenciar seu tempo para poder estar sempre mostrando o seu melhor

Todos nós sentimos que trabalhamos em excesso em algum momento da vida. Mesmo que por pouco tempo, sentimentos que estamos submersos em uma mar de trabalhos e mais trabalhos. Mesmo que outros achem que é pouco, nós nos sentimentos assim.

Em um artigo para o Inc, Jeff Haden falou sobre isso e sobre como resolver. A tecnologia conseguiu merolhar um pouco: softwares, aplicativos, aparelhos, sistemas de gerenciamento de tempo. Mas de acordo com Jeff, a única pessoa que vai te impedir de se sentir assim é você mesmo.

Comprometa-se em gerenciar seu tempo para poder estar sempre mostrando o seu melhor. E o seu melhor é o você inspirado, produtivo e em seu próprio ritmo. Quer saber como? Aqui vão 10 dicas para te ajudar:

1 - Reconheça e supere a tirania do presente

Pessoas que estão sempre vivendo o hoje esquecem de planejar suas formas de perseguir os sonhos e objetivos. Apesar de que realmente existem coisas que precisão ser vividas e aproveitadas no hoje, muito do que você acha que precisa fazer não é realmente importante, especialmente se estiverem ligados ao seus objetivos a longo prazo.

2 - Questione-se sobre o que você realmente precisa fazer

Desafie seus hábitos diários. Você realmente precisa organizar essa reunião? Você realmente precisa daquele relatório? Precisa responder este e-mail? Em muitos casos você não precisa fazer nada disso, mas simplesmente é o que você sempre fez.

Elimine as tarefas que "seria legal" que fossem realizadas. Isso não só te dará mais tempo, como também te dará mais eficácia e com o que realmente importa.

3 - Refaça sua agenda temporal

As vezes a resposta para "Isso é realmente necessário?" é "Sim, mas não agora". Qual a coisa mais importante que você precisa fazer hoje? Que tarefas te impedirão de fazer isso? E isso vale para surpresas: se algo mais importante aparece, reinicie seu calendário e divida novamente as prioridades. Resolver problemas é bom, mas resolver o que realmente importa é melhor ainda.

4 - Entenda e escolha seu ritmo operacional

Todos nós trabalhamos de forma diferente. Uns gostam de começar de manhã a todo vapor, outros gostam de pensar um pouco, meditar e depois começar a trabalhar. Alguns outros gostam de trabalhar de noite.

A chave é entender como você gota de trabalhar e em que momento você está no seu ápice. Você pode gostar de trabalhar tarde da noite, mas se você está cansado, depois de um longo dia, não irá estar em seu melhor.

Experimente com seu tempo para descobrir como trabalha melhor. Apesar de nem sempre ser possível seguir, é bom ter um plano para o qual recorrer.

5 - Sempre comece pelas coisas mais importantes

Quais suas prioridades para o mês? Para a semana? Para hoje? Determine o que elas são e faça-as primeiro. Por que você iria trabalhar em coisas menos importantes quando as que realmente importam são as que trarão coisas mais valiosas para os seus negócios e sua vida?

6 - Ache tempo para desligar o cérebro

Dar a si mesmo tempo com o cérebro "desligado" é a chave para fazer decisões inteligentes quando confrotado com um problema complexo. Pesquisas mostram que as pessoas tomam as melhores decisões quando elas tem a oportunidade de revisar arquivos e fatos, e então focar seus pensamentos em algo diferente por um tempo.

Caminhe, exercite-se, ande de bicicleta ou simplesmente brinque. Faça algo que seu corpo e sua mente ande em piloto automático. Você vai se surpreender com as soluções que pode encontrar quando você não está tentando ser criativo.

7 - Defina limites

Ninguém consegue trabalhar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Mas provavelmente você sinta que deveria, pois você permite pensar isso.

Defina limites: o momento que você parar de trabalhar, você irá se dedicar à sua família, não atender ligações de trabalho. Deixe que as pessoas saibam desse limite. Ninguém respeitará seu tempo livre caso você mesmo não o faça.

8 - Seja cuidadoso com "sim" e "não"

Você não pode dizer "sim" para tudo. Bom, poder até pode, mas você não conseguirá realizar tudo o que aceitou, o que no fim das contas, transforma seu "sim" em um "não".

Ás vezes é necessário dizer não. Outras vezes existe a possibilidade de encaixar condições, como "Não, a não ser que..." ou "Sim, mas só se...".

9 - Domine suas distrações

A maioria das pessoas se distraem a todo momento: telefonemas, e-mails, mensagens, memorandos… a lista é infinita.

A solução é dividir seu tempo em blocos e, em algum deles, desligar completamente essas distrações. A única maneira de se manter programado é seguir a própria rotina, não a de outras pessoas.

10 - Lembre-se do seu impacto em outras pessoas

Se você for um líder (e se você dirige um negócio, você obviamente é) você naturalmente influencia as pessoas. Você guia. Você cria um padrão, você se torna um modelo.

Seja um grande modelo: uma pessoa que realiza coisas importantes, que é pontual, que foca em realizar sonhos e objetivos e que também ajuda outras pessoas a realizarem seus sonhos e objetivos. Essa é uma grande razão para gerenciar seu tempo para sempre dar o seu melhor.

Fonte: Administradores


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