quinta-feira, 10 de abril de 2014

Soluções para um atendimento mais eficaz


1 – Pontualidade
O horário de funcionamento é muito importante, pode não parecer, mas é muito comum restaurantes que abrem as portas sem estarem devidamente preparados. Nada mais desagradável do que o cliente entrar e encontrar garçons desuniformizados, funcionários varrendo o salão e arrumando as messas. Por outro lado, existem também, lugares que fecham antes do horário informado por não haver movimento no local, deixando assim clientes de última hora do lado de fora.

2 – Limpeza
Para um garçom, não é só o atendimento rápido que faz a diferença, também é importante deixar a mesa do cliente sempre limpa, o chão livre de sujeira, as cadeiras arrumadas e etc. Outro fator importante é que ele não atrapalhe o cliente que está atendendo, ou a mesa ao lado. O garçom deve ser prestativo, simpático e sobre tudo discreto.

3 – Mesas e cadeiras
É muito importante que as mesas estejam em boas condições, pois o cliente não está disposto a equilibrar um copo de bebida ou fazer malabarismo para cortar uma carne enquanto a mesa balança. É importante checar frequentemente se há alguma mesa ou cadeira que está com problema em sua estrutura e providenciar rapidamente seu conserto ou substituição

4 – O garçom é um vendedor
Saiba que o garçom é um vendedor, pois é ele que vende os pratos, quando o cliente pergunta sobre um prato é importante que seu garçom esteja a par de todas as opções de seu cardápio. A frase “Vou perguntar ao Chef” é lamentável. Neste caso, nada vende mais do que uma excelente foto profissional de seu prato e descrições detalhadas sobre o preparo do mesmo.
5 – Equipe
Muitos restaurantes trabalham com “praças”, onde cada garçom é responsável por um determinado número de mesas. Isto é uma maneira prática de coordenar o atendimento, mas não quer dizer que se o cliente de uma praça chamar o garçom de outra praça ele não deve atendê-lo. Isto é mais comum do que se pensa – garçons que não se preocupam com o atendimento do restaurante ficam presos às suas seis mesas. E o cliente não tem nada a ver com isso!

6 – Reposição
Quando o cliente está em uma churrascaria ele não quer ficar levantando a mão pedindo carne. A reposição deve ser automática, mas também não devem ser rápidas demais, como se quisesse apressar o freguês. Quando o restaurante oferece a possibilidade de repor o produto, deve-se estar certo de que esta reposição chegará até a mesa continuamente. É chato ter que solicitar reposição toda hora.

7 – Telefone
O cliente jamais deve ficar esperando no telefone por informações básicas. Quando ele telefona independente de quem atenda essa pessoa deve conhecer todas as informações, pois a espera aborrece o cliente. Não oferecer as informações básicas sobre sua casa é mandar o freguês para o concorrente.

8 – Conta
A cômoda é espetacular, o atendimento é excelente, mas na hora da conta a demora é enorme. É lógico que não se deve apressar os clientes, mas, ao mesmo tempo, o serviço não está completo até o momento em que o cliente deixa o restaurante. Muitas casas parecem imaginar que, uma vez servido o prato principal, sua obrigação acabou. Nada pode estar mais longe da realidade do que isto.

Com informações do site Tesseractys

Nenhum comentário:

Postar um comentário