quarta-feira, 23 de abril de 2014

Refeições em Marmitex


Hoje em dia, as pessoas não têm muito tempo para chegar em casa e ainda preparar comida depois de um dia inteiro de trabalho e/ou estudos. Por conta disso, uma boa oportunidade para quem pretende abrir um negócio é com a produção de refeições em marmita. Cada uma delas é feita individualmente e estocadas em isopores grandes e específicos.

Mercado e clientes de refeições em marmita

A demanda pelas refeições em marmita é bem grande, especialmente nos grandes centros urbanos que abrigam muitas empresas. Os funcionários delas optam, muitas vezes, por comprar alimento em quentinhas, pois assim pagam muito mais barato do que se fossem a restaurantes.

Outra característica das grandes cidades é a falta de tempo. Muita gente leva horas no percurso de ida e volta entre casa e trabalho, não conseguem chegar em casa e ainda fazer aquele jantar. Tudo isso resulta em compras de refeições já prontas, pois assim facilita e muito a alimentação.

Outros possíveis clientes também são, além das pessoas físicas, instituições, hospitais, escolas e empresas no geral.

Uma particularidade que também deve ser analisada quando o assunto é clientela: restrições alimentares. As marmitas não são direcionadas apenas aos que estão com fome, mas também àquelas pessoas que não podem comer qualquer alimento, pois têm restrições quanto à quantidade de óleo, de sal, de açúcar, de leite, entre outros. Isso é mais um leque de opções que é aberto para quem deseja trabalhar com comida.

Localização da empresa de produção de refeições em marmita

A localização de onde funcionará o negócio é fundamental para seu o sucesso e para isso é necessário analisar uma série de detalhes: os clientes em primeiro lugar, o local em si e suas particularidades, fornecedores e concorrentes.

Antes de pegar o jornal, ver os anúncios de imóveis comerciais e assinalá-los, é essencial o conhecimento profundo do público-alvo. Sem essas informações, fica muito complicado pensar em como atingi-lo se não há dados sobre ele. Por isso, tenha já no planejamento de negócio quem você pretende atender.

Já escolhido isso, é o momento de pensar como estar próximo dessa clientela, onde ela está e quais são as suas características principais que vão nortear todo o plano de localização.

A localidade em si deve ser pensada respondendo às seguintes perguntas: quais são os meios de transporte disponíveis próximos ao imóvel escolhido? Eles atendem os meus clientes? Há estacionamento por perto? A rua é asfaltada? Tem o risco de ser inundada quando chove? O imóvel tem água disponível, telefone, tratamento de esgoto, internet? É uma área de risco e que, portanto, afasta os interessados a estarem no local? Os vizinhos aceitam esse tipo de negócio no tal bairro? A prefeitura autoriza esse tipo de atividade no local escolhido? O imóvel está como na planta original? Houve obras nele que não foram comunicadas à prefeitura?

Os fornecedores, por sua vez, também devem estar próximos à produção para que a facilidade de abastecimento de matéria-prima seja eficiente e não gere muitos custos.

A concorrência também merece atenção: será que existem muitas empresas nesse lugar que fazem produção de refeições em marmita? Quantas são? Quem são elas? O que elas oferecem a mais que seja capaz de agregar valor ao produto?

Produção feita na casa do empreendedor

Trabalhar em casa é algo que acontece muito com aqueles que estão dando os primeiros passos no ramo empresarial. Contudo, é necessário buscar o órgão especializado do município para ficar a par da real situação da atividade feita na própria residência. Legalizar a empresa é fundamental para garantir negociações com fornecedores e não é porque o trabalho será realizado em casa que a inscrição CNPJ não deve existir, ao contrario, ela é obrigatória para quem deseja sucesso.
Estrutura física para a produção de refeições em marmita

O imóvel mais indicado deve ter espaço mínimo de 70 m² e ele deve ser dividido em área administrativa e a outra de produção e armazenagem das marmitas. O lugar onde haverá estocagem da matéria-prima deve estar livre do calor ou frio excessivo e os estrados onde ela é colocada não podem estar colados nem no chão nem na parede, para que insetos não sejam atraídos.

A luz do dia e a ventilação são essenciais, por conta disso, procurar um lugar que tenha muitas janelas, ventiladores e layout feito para aqueles dois fins são excelentes.

É preciso ter alguns equipamentos: uma balança eletrônica de 20kg, utensílios, marmitas em isopor ou alumínio, caixas isotérmicas para realizar o transporte até o cliente, freezer horizontal, máquina embaladora, prateleiras, estantes, veículos utilitários ou motos.

O que é oferecido em uma refeição em marmita

Como já foi citado, as refeições podem ser almoços ou jantas, conforme a disponibilidade de cada empreendedor, mas o interessante disso tudo é fazer o diferencial e isso pode estar simplesmente no modo de preparar a comida.

Como se sabe, existem diversos alimentos que já vêm prontos ou praticamente assim, mas todos possuem um sabor que as pessoas já conhecem, que chega a ser bem comum ao paladar. Por conta disso, é interessante fazer as próprias receitas, aplicar “os segredos da vovó”, enfim, fazer com que a comida fique gostosa para que os clientes possam tornar-se fiéis.

Além da comida, é interessante oferecer bebidas e sobremesas, para agregar valor ao produto que está sendo vendido.

Se o empreendedor voltar suas atenções àqueles que precisam de uma alimentação especial (sem colesterol, com produtos dietéticos, por exemplo), é importante também buscar coisas novas para as pessoas conhecerem, ter um cardápio amplo, pois geralmente são os mesmos alimentos para essas pessoas.

Uma observação: a qualidade e a aparência das marmitas é fundamental para o sucesso do trabalho. Para perceber isso, basta colocar-se no lugar do cliente e imaginar como seria desconfortável receber uma quentinha suja, sem embalagem plástica por fora, acompanhada de um refrigerante ou suco com poeira na latinha. Sendo assim, o cuidado com aspectos visuais e com a higiene é muito importante.

Fornecedores e negócios

Estabelecer negócios com fornecedores de alimentos conhecidos é uma boa oportunidade para começar bem, pois já carrega assim a qualidade do alimento publicamente reconhecida, inclusive pelos clientes. As matérias-primas devem ser, acima de tudo, confiáveis. Tudo o que for comprado deve ter data de fabricação e validade na embalagem.

Dicas de negócio

Trabalhar com alimentação requer muito cuidado, pois isso está diretamente ligado à saúde das pessoas. Por conta disso, é importante cumprir as normas técnicas exigidas pelos órgãos governamentais de vigilância sanitária. Essas regras impostas por eles são boas, porque orientam o empreendedor a fazer a coisa certa.

Uma dica que fica, portanto, é estar a par desse universo e existem diversas instituições públicas que oferecem cursos na área de vigilância sanitária. Procure aquela mais próxima de você.

Não deixe também de comparecer a eventos que envolvam esse ramo de atividade. Há inúmeros congressos, feiras, encontros, tudo com o objetivo de trazer as novidades do mercado aos empreendedores. Um bom empresário sabe que a informação é essencial para conseguir marcar o seu lugar na área onde deseja atuar.

Então, por que não começar uma produção de refeições em marmita?

Com informações do site Novo Negócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário