terça-feira, 22 de abril de 2014

Seu restaurante precisa de um novo cardápio?


É possível que você imagine que o design do cardápio não seja tão crucial. Afinal, não é a comida que você serve o mais importante? É lógico que um cardápio bem projetado não vai tornar seu restaurante um sucesso – se a comida for ruim – mas a verdade é que, se ele for mal apresentado, o contato de seus clientes com seus pratos começa da pior maneira possível. O cardápio dá o tom da refeição e diz muito sobre o seu restaurante. E, se você quiser ter certeza de que seu conteúdo esteja transmitindo o conceito da casa, continue a ler esta matéria para descobrir os sinais mais importantes que irão mostrar se é preciso, ou não, refazer o projeto do cardápio.

O cardápio não combina com o conceito do restaurante – É importante que tudo no restaurante – da decoração aos uniformes dos funcionários, e também, ao cardápio – esteja de acordo com sua marca e conceito. Isto significa que, se você tem um restaurante mais popular, o cardápio não pode ser extremamente sofisticado. E, se for uma casa de nível superior, também não é uma boa ideia que ele seja informal. Um projeto de cardápio que não se encaixa com seu restaurante só vai confundir os clientes.

Por isso, tenha certeza de que o design do cardápio se adéqua ao seu conceito.
As seções do cardápio estão fora de ordem – Há uma razão para que os aperitivos estejam, geralmente, posicionados em primeiro lugar no cardápio. Afinal, é a primeira coisa que você quer induzir o cliente a consumir. Não altere a ordem natural das coisas, ou eles não serão capazes de encontrar o que procuram. Os aperitivos devem sempre estar em primeiro plano, e as sobremesas no final do cardápio. Lembre-se que seus clientes querem comer, não fazer uma caça ao tesouro. Seja lógico e objetivo em seu projeto.

Você está usando fotos sem qualidade ou baixadas da internet – Fotos de Clip-Art não tem lugar em nenhum cardápio. Mesmo os restaurantes mais simples precisam valorizar o que servem. As fotos/ilustrações tiradas da internet apenas tumultuam o visual e não ajudam os clientes a decidir o que pedir, pois não representam o que você oferece. E fotos de baixa qualidade são ainda piores. Se os pratos não tiverem uma aparência apetitosa, por que os clientes vão pedi-los? Se as fotos que você tem não fazem dos pratos algo realmente desejável, está na hora de refazer o cardápio.
Alguns pratos não são pedidos pelos clientes – Talvez seu prato principal seja uma costela fantástica, que você considera a melhor opção da casa. Então, por que ninguém faz esse pedido? Já pensou que o culpado pode ser o design do cardápio? Estudos mostram que os olhos do cliente são automaticamente atraídos, em primeiro lugar, para o quadrante superior direito do cardápio. E é ali que você deve colocar os pratos que você quer promover. Tente, também, destacá-los com (grandes) fotos ou ilustrações. Quando o cardápio tiver uma ou duas dobras, um local bastante interessante para destacar pratos que você quer promover, é a parte central – imediatamente à frente dos olhos do cliente.

O cardápio tem uma tonelada de erros – Se os clientes apontam erros de digitação ou outras falhas que você nem percebeu, este também é um sinal de que é preciso redesenhar o cardápio, com a assessoria de um profissional que vai ajudar a evitá-los. Você pode achar que pequenos erros não são tão importantes assim. Mas, e a mensagem de descuido que eles passam? Se os clientes não podem confiar em você para cuidar dos detalhes de cardápio, será que podem confiar que seus pedidos sejam atendidos corretamente? Outro detalhe importante é a grafia dos pratos quando escritos em outro idioma: é preciso tomar muito cuidado, pois nada depõe mais contra um restaurante do que o nome de um prato, escrito em francês, por exemplo, de maneira errada.
Analise o seu cardápio com olhar crítico. Você está cometendo algum desses erros? Se a resposta for positiva, está na hora de repensá-lo.

Com informações do Blog do Banas

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