sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Os restaurantes devem atender a todas as necessidades básicas dos clientes



Fábio Iwakura é consultor empresarial e sócio-diretor da Elos Conexão Empresarial. É docente dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de administração, marketing, empreendedorismo e gestão de vendas.

Ele escreveu o texto abaixo sobre os erros que muitos restaurantes cometem que não deveriam acontecer e fazem toda a diferença quando aplicados com eficiência:

"É cada vez mais comum nós, trabalhadores, sermos obrigados a fazer nossas refeições diárias fora de casa. A corrida contra o relógio, as atividades a serem desenvolvidas, o senso de urgência muitas vezes nos impossibilita de voltarmos para casa no horário de almoço, e não nos resta outra alternativa senão optarmos por um restaurante.

A escolha desse estabelecimento se dá por inúmeras razões, você sabe muito bem. A qualidade da comida servida, a localização, o preço, o atendimento cordial entre outros. Mas eu costumo dizer que um cliente escolhe o seu restaurante pelo cardápio, mas volta por conta de seu atendimento. O que quero dizer é que a qualidade dos pratos servidos – sabor, preparo, cuidados, apresentação dos alimentos – é muito importante para trazer um novo cliente até o restaurante.

Conheci muitos restaurantes porque algum amigo me indicou pela boa comida. Mas o retorno desse cliente ao mesmo restaurante depende de outros fatores, como o bom atendimento, o ambiente de restaurante, a decoração, a limpeza dos banheiros, a conservação dos mobiliários.

Vez ou outra, faço minhas refeições em um restaurante próximo ao meu escritório. A comida servida no estabelecimento, embora simples, é de boa qualidade. Mas eu percebo uma série de melhorias a serem executadas neste restaurante. Aspectos que muitas vezes, infelizmente, passam despercebidas pelos proprietários ou gerentes. As cadeiras do estabelecimento a que me refiro – são de metal - estão mal conservadas, necessitando de reparos em seus assentos (estofados rasgados) e uma nova mão de tinta (cadeiras descascando). As toalhas de mesa estão surradas, precisando ser substituídas. O local é escuro, e as cores das paredes não favorecem a boa iluminação. O restaurante não possui sistema de ar condicionado, e quando o clima está quente, todas as janelas são abertas. A ventilação natural é agradável, mas o vento que entra pela janela pode causar alguns pequenos incidentes (imagine a farofa de seu prato voando em direção a mesa ao lado).

E talvez o ponto crucial: o banheiro. Já presenciei o banheiro deste restaurante totalmente alagado, por conta de um vazamento no registro do vaso sanitário. Em muitas ocasiões não há sabonete líquido e por vezes falta até papel toalha para enxugarmos as mãos. Ora, o cuidado com a higiene de um estabelecimento que comercializa alimentos é requisito fundamental, não concorda?

Estou utilizando esse exemplo para ilustrar a miopia com que alguns restaurantes são administrados. Como havia citado anteriormente, os clientes frequentam um restaurante não somente pela comida. Eles querem além de uma boa refeição, um atendimento rápido e cordial da equipe de garçons, um ambiente confortável e, de preferência, climatizado, cadeiras confortáveis, um som ambiente de qualidade (e no volume adequado) e banheiros limpos. As pessoas não vão a um restaurante apenas comer; buscam também um momento de prazer, tranquilidade e entretenimento, por que não dizer? Isso exige toda uma ambientação agradável. Os proprietários devem ter cuidado até com o estilo musical que executa em sua casa e com o volume da música.

Para envolver positivamente o seu cliente, os restaurantes precisam explorar os cinco sentidos humanos. Além da degustação, precisam também agradar o olfato, o tato, a visão e a audição de seus frequentadores. É no conjunto da obra que conquistamos a satisfação de nossos consumidores"

Com informações do site Administradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário