terça-feira, 3 de setembro de 2013

Saiba como recompensar o bom trabalho de seus funcionários

A retenção de talentos é um aspecto estratégico para todos os negócios, mas para startups tem um peso ainda maior. Empresas nascentes não podem se dar ao luxo de perder para a concorrência os colaboradores que já entendem do negócio e sabem o que deve ser feito. Isso sem falar nos custos com desligamento, busca por novos profissionais, contratação e treinamento.

Para manter essas pessoas no emprego, as empresas criaram uma série de benefícios, como progressão de carreira, remuneração variável, programas de capacitação etc. Mas tudo isso pouco vale se o colaborador não se sentir reconhecido por seus esforços.

O autor e empreendedor americano Tim Berry sabe disso muito bem. Em um post em seu blog, ele afirma que não há nada como uma parabenização em público para motivar o empregado a render mais. Confira abaixo as dicas de Berry para recompensar adequadamente seus colaboradores.

Anuncie rapidamente

A demora mata a sensação de reconhecimento. A recompensa imediata, no momento em que chega a boa notícia, é mais poderosa que qualquer reconhecimento feito posteriormente. Reagir rapidamente em relação à própria equipe é tão importante quanto atender a demandas dos clientes no tempo certo. Se a ação bem sucedida render ao funcionário um aumento na próxima revisão de salários, por que não anunciar isso imediatamente?

Parabenize em público

Os bons funcionários querem o reconhecimento de seus pares. O chefe deve sempre buscar formas de elogiar quem merece de maneira pública, em reuniões, e-mails, por meio da comunicação interna. Se o colaborador ganhou um bônus por seu desempenho, a liderança deve enviar um e-mail coletivo divulgando a novidade. Para o colaborador, isso gera o benefício adicional de ter um registro de sua conquista. Além de funcionar como uma futura recomendação (por que não?), isso mantém o funcionário satisfeito com seu empregador, o que aumenta seu comprometimento - a percepção será de que aquele é o melhor lugar para trabalhar, não outro.

Ofereça novas responsabilidades

Se o sucesso de um funcionário é recompensado com mais confiança e responsabilidade, o time todo sai ganhando. Claro que existem aquelas pessoas que não querem fazer mais do que já fazem e que não serão motivadas por mais responsabilidades - mas dificilmente serão essas as pessoas recompensadas por um desempenho excepcional, certo?

Se a recompensa é imediata, pública e vem acompanhada de um novo projeto, por exemplo, a liderança pode estar certa que maximizou o impacto do reconhecimento.

Com informações da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário