quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Aprenda como fazer uma estimativa de vendas para seu novo restaurante


Uma parte crucial em qualquer plano de negócios de um restaurante é fazer uma estimativa de vendas futuras. É preciso ter um número mínimo do faturamento diário, mensal e semanal aceitável para que o negócio possa se sustentar e gerar lucro. Existem alguns parâmetros que podem ser avaliados para se conseguir chegar a estes números.

O número de assentos disponíveis no salão poderá auxiliá-lo nestes cálculos. É preciso ter em mente qual a modalidade adotada pelo restaurante para se fazer esta estimativa. Restaurantes à la carte ou churrascarias, por exemplo, não têm o mesmo giro de clientes se comparado a um restaurante self-service ou fast-food, onde o giro é muito maior.

A sazonalidade é um outro parâmetro que deve-se levar em conta. Algumas cidades têm grande parte de seu movimento nas férias. Já outras têm maior volume de vendas no inverno, outras no verão. Ou seja, são as altas e baixas temporadas de vendas que podem influenciar em sua estimativa de vendas. Atente-se ao lançar sua previsão de faturamento mês a mês.

Se seu futuro restaurante trabalhar em dois turnos, é preciso fazer estimativas de vendas baseadas em turnos também. Normalmente, o cliente gasta menos no almoço, já para o jantar o cliente tem uma pré-disposição a pagar um pouco mais. Em contrapartida, no almoço o giro de clientes tende a ser um pouco maior que à noite, onde o cliente senta-se à mesa por mais tempo, diminuindo o giro de clientes.

Estas estimativas de vendas são muito importantes não somente para conseguir um financiamento junto aos bancos, mas também para ser utilizada como parâmetro quando o restaurante estiver em funcionamento. Se estiver conseguindo atingir as metas previstas, ou até mesmo ultrapassando-as, parabéns, seu negócio está no rumo certo.

Com informações do Gestão de Restaurantes.

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