segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Veja cinco passos para fortalecer sua empresa

Faz parte do perfil dos empreendedores sonhar alto e vislumbrar um futuro maravilhoso para a empresa com realizações e muito sucesso. O problema é que apenas sonhar alto não vai ajudar o desenvolvimento do dia a dia do negócio. O empreendedor precisa transformar o sonho (algo intangível) em ações concretas que o ajudarão a colocar em prática suas ideias.
Toda empresa é construída aos poucos, tijolo por tijolo, desafio por desafio. A construção do alicerce que levará sua empresa à concretização de seu grande sonho (que pode ser um faturamento considerável, a liderança do mercado, a venda para grandes empresas etc.) precisa ser o foco dos primeiros anos, caso contrário o sonho não se concretizará.
Mas quais seriam as bases deste alicerce? Alguns exemplos de ações que permitirão a você levar sua empresa em direção ao sonho:

Sistema de gestão

Implemente um sistema de gestão no primeiro ano da empresa. Não deixe que a agitação do dia a dia atrapalhe a organização, pois isso levará sua empresa ao caos não controlado.
Não tente, no entanto, iniciar o negócio com excesso de controle, a não ser que você já tenha experiência com o próprio negócio ou seja franqueado de alguma rede de franquias consolidada.
O caos controlado ocorre quando os processos mais importantes do negócio ao poucos vão ficando claros e, com isso, você poderá gerenciá-los de maneira apropriada e no tempo certo. Não se frustre se muito do que planejou não sair a contento, pois toda empresa em fase inicial sofre dos mesmos sintomas.

Sistema de metas

Crie um sistema de metas e recompensas para a equipe. Isso fará com que os funcionários entendam seu papel e busquem superar os desafios.

Torne clara a missão

Mostre qual é o grande sonho, ou seja, aonde você, sua empresa e todos poderão chegar. Compartilhar o seu sonho com a equipe é uma maneira eficiente e transparente de conquistar seu comprometimento.

Construa parcerias

Desenvolva uma relação de cumplicidade com os fornecedores. Isso ajudará sua empresa a desenvolver ações mais ágeis quando necessário e ao desenvolvimento de uma parceria ganha-ganha, muito mais eficiente que apenas a relação comercial fornecedor-cliente.

Clientes estratégicos

Invista em clientes estratégicos que poderão trazer outros clientes. A indicação ainda é uma das maneiras mais eficientes para se conquistar clientes e fazer o negócio crescer.
Com o alicerce definido, sonhar alto pode se tornar um grande estímulo e deixar de ser apenas um momento de utopia da maioria dos empreendedores.
Com informações da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário