quarta-feira, 22 de agosto de 2012

4 cuidados antes de investir em uma franquia famosa




Ser dono de uma franquia do McDonald’s, Habib’s ou de outras marcas famosas é o sonho de algumas pessoas. A principal vantagem de se investir em franquias como essas é que o risco para o empreendedor é menor se comparado com uma marca pouco conhecida. Mas, nem por isso você deve deixar de fazer seu dever de casa. “Independente de quão famosa a marca seja, não significa que ela não tenha problemas”, afirma Liana Bittencourt, sócia e diretora do Grupo Bittencourt.

E, como qualquer outro tipo de negócio, o empreendedor precisa estar atento a todos os detalhes que envolvem a empresa. Afinal, não é porque você é consumidor assíduo de determinado produto ou serviço que o trabalho de ser dono de uma franquia será mais fácil. Além do investimento inicial, prazo de retorno, valores das taxas e outras informações básicas, é preciso conhecer bem sobre como funciona a gestão dessa marca. De acordo com André Friedheim, diretor da Francap, é importante que o empresário saiba se terá dificuldade em contratar uma equipe ou como funciona o abastecimento da loja, por exemplo. Confira abaixo quatro dicas de especialistas para interessados em investir em uma franquia famosa.

1. Pergunte sobre o potencial de crescimento
Alinhe a sua expectativa com o que acontece na prática. No caso de marcas famosas, nem sempre é possível investir em quatro ou cinco franquias. Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, explica que é importante que o empreendedor pergunte sobre o plano de expansão e quanto ainda há de espaço para crescer. O empresário também deve questionar sobre qual é o seu território de atuação e quais são os critérios para a abertura de novas unidades para aqueles que já operam.

2. Descubra quanto capital você realmente precisa
Os dados sobre investimento divulgados pela franquia normalmente são uma média do que os franqueados costumam gastar. Por isso, é importante que você calcule o quanto de capital de giro realmente é necessário para o negócio. “Procure saber como é o prazo de pagamento e recebimento. Hoje, 90% dos pagamentos são feitos com cartão de crédito e, por isso, são necessários 60 dias para receber“, explica Liana. Ela recomenda que o empreendedor faça uma pesquisa de campo com os franqueados e procure principalmente aqueles que tenham o perfil semelhante a ele ou que trabalhe em uma região com características parecidas com o local que deseja abrir um franquia. “Pergunte sobre qual foi o orçamento dos últimos investidores”, diz Friedheim.

3. Pesquise sobre o apoio do franqueador
É essencial entender os bastidores do negócio que você tem interesse em investir. Qual é o suporte do franqueador para o investidor iniciante? Como é o treinamento inicial? Filomena alerta que, ao entrar na rede, é preciso seguir o mesmo caminho que outros franqueados. No caso de uma franquia famosa, a vantagem é que, normalmente, esses programas são mais estruturados. “Veja se já existem comitês de franqueados para cuidar de assuntos diversos e qual é a efetiva participação de um franqueado”, conta Friedheim.

4. Questione sobre o plano de marketing
Redes grandes normalmente têm campanhas de marketing institucionais, por isso, é importante que o empreendedor entenda que, às vezes, o marketing local terá que sair de seu próprio bolso. “Franquias famosas anunciam bastante”, afirma Friedheim. O especialista recomenda que o empreendedor tenha claro que parte desses gastos com marketing é paga pelo franqueado.

Com informações do site Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário