sexta-feira, 6 de julho de 2012

8 maneiras de se sentir motivado no trabalho

Para ser competente e se destacar no emprego, você precisa estar igualmente motivado para fazer as tarefas simples e as mais complexas. Veja dicas que podem ajudar você.

Chegamos ao fim do primeiro semestre do ano e o cansaço já começa a avançar. Para que seu trabalho não seja prejudicado, é muito importante concentrar suas energias e foco nas tarefas diárias e saber organizá-las da melhor maneira possível, aproveitando o tempo ao máximo. Se você se sentir desanimado, lembre-se da seguinte frase, dita por Winston Churchill, “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

Seu trabalho é muito importante, por isso, não perca oito dicas para que você esteja motivado sempre:

1) Faça uma reflexão

Durante esse primeiro semestre, o que deu certo e o que deu errado? Reflita sobre seus sucessos e falhas e perceba o que é repetido e o que é evitado em cada um deles. Identifique comportamentos e hábitos que precisam ser mudados e práticas que podem ser melhoradas. Aplique essa reflexão para si mesmo, seus relacionamentos com colegas e clientes, produtos e serviços.

2) Priorize

Muitas coisas para fazer em uma lista podem levar você a procrastinar. Veja todas as tarefas que precisam ser feitas e priorize as mais importantes. Você pode até mesmo fazer um pequeno campeonato consigo mesmo e ver em quanto tempo consegue terminar o máximo de atividades.

3) Equipe

Se você é líder de uma equipe ou gerente de departamento, aproveite o fim do semestre para analisar como está sua equipe e seus participantes. As pessoas do seu time são competentes, dão o melhor de si? Elas são carregadas por você ou precisam de desafios maiores para poderem investir todo o potencial disponível? Veja quais mudanças precisam ser feitas e não perca tempo.

4) Delegue

Não é apenas uma questão de menos trabalho para você. Certas tarefas devem ser distribuídas para que outras pessoas possam aprender com elas e se desenvolver. Se você manter todas as atividades concentradas em uma única pessoa, os outros indivíduos do departamento nunca irão contribuir como poderiam.

5) Decida

Seja decisivo. O que precisa mudar deve ser mudado, não importa quais obstáculos haja pela frente. Essas coisas podem ser em seu comportamento ou na maneira como você trabalha, ou em aspectos burocráticos do emprego.

6) Pense criativamente

O cansaço pode atrapalhar sua concentração e criatividade, por isso durma bastante. Além disso, procure inspiração em pessoas, eventos, leituras, filmes e quaisquer outras fontes que podem ser úteis para você. 7) Execute

Fazer planos é muito fácil, a parte difícil é executá-los. Para isso, você precisa manter sua motivação e se concentrar nos resultados que irá obter com o cumprimento das tarefas.

8) Descanse

Todos nós precisamos de descanso e tempo para refletir em outras coisas. Sem esse repouso você não conseguirá trabalhar e irá prejudicar sua saúde. Aprenda a valorizar esses momentos e aproveitá-los o máximo possível.

Com informações do Conselho Federal de Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário