segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inventar segmento é opção para ganhar mercado


Não é de hoje que a inovação tem sido apontada por especialistas como uma das maneiras mais certeiras de alcançar o sucesso nos negócios. É possível inovar nos processos e na maneira como se conduz a empresa e adotar novas estratégias de marketing e de recursos humanos, além de criar, de fato, um produto ou serviço completamente novo.

"Já é um clássico nos estudos de administração aquilo que chamamos de 'miopia de mercado'. Esse conceito ajuda a entender por que não foram os fabricantes da carruagem que inventaram o carro, por exemplo", explica Alexssandro Mello, professor do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento (Proced) da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo.

Inovação é a grande sacada
Apesar de todos entenderem a importância do conceito, conseguir realizar a inovação, de fato, não é algo corriqueiro. "Se fechar na própria empresa, no seu próprio segmento, é muito fácil", afirma Mello. Principalmente os micro e pequenos empreendedores costumam estar completamente imersos em suas rotinas, o que dificulta o pensamento fora da caixa.

Para desenvolver um produto ou serviço novo, Alexssandro Mello diz que é essencial encontrar uma necessidade de mercado. Ou seja, observar o que já existe e, a partir daí, perceber o que falta.

Segundo ele, o mais importante, a princípio, é desenvolver o conceito, a ideia, para só no momento seguinte se preocupar se a indústria fornece matérias primas e componentes para torná-lo real. "O conceito vem antes do produto. A ideia do telefone, por exemplo, existia antes de ele ser de fato construído", esclarece Mello. Como no caso do telefone, muitas vezes o empreendedor acaba por criar todo um novo segmento de negócios, não apenas um produto ou serviço. Em outras palavras, leva aos consumidores uma necessidade que eles nem sabiam que tinham.

O professor recomenda - no caso de não existir ainda uma indústria que dê suporte à criação do novo produto - que o empreendedor conte a sua ideia para mais pessoas e, assim, estabeleça relações. "Nesse caso, ele também vai ter de ser o precursor da cadeia produtiva", afirma Alexssandro.

Dicas para se inspirar
Não existe uma regra válida para todos os empreendedores, mas é fundamental conhecer o segmento que se pretende atuar e o consumidor final do potencial produto, porém isso não se consegue apenas por meio de consultorias. O ideal é que empreendedor visite as empresas concorrentes, converse com possíveis clientes e pesquise na internet. "É dessa maneira que ele vai perceber quais são as lacunas de mercado e agir exatamente nessa brecha", opina o professor Alexssandro.

Mesmo que um produto seja inovador, o empreendedor tem de saber como a demanda na área em que ele pretende atuar está sendo atendida no momento e qual é o preço praticado pelo mercado. "É fundamental saber onde se vai pisar", aponta Alexssandro.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário