sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

5 dicas para participar do amigo secreto no escritório

Tradição nas empresas e em famílias aos finais de ano, o amigo oculto rende um bom momento de confraternização onde todos saem ganhando uma lembrança de Natal.



Mas, no ambiente corporativo, existem algumas regras que devem ser seguidas para que ninguém fique em situação desconfortável e todos participem da troca de presentes.

A seguir, veja as dicas que preparamos com a ajuda da sócia da MSA Recursos Humanos, Lúcia de Almeida, para ninguém cometer gafes no amigo oculto da firma.

O que dar de presente para o amigo secreto do escritório?

Tirou uma pessoa que não conhece no amigo secreto e não sabe como presenteá-la? É muito comum ficar em dúvida sobre qual a melhor alternativa de presente que agrade a todos os gostos.

Segundo Lúcia Almeida, uma forma de tentar acertar no presente é observar a mesa de seu amigo oculto para saber qual o seu estilo.

“Embora seja difícil saber quais presentes escolher, valem algumas dicas como livros, áudio-books ou cartões-presentes encontrados em grandes lojas e artigos de escritórios”, diz.

A especialista também aconselha para os tipos de presentes não recomendados nesse tipo de evento, como perfumes, roupas ou sapatos.

“Os presentes serão abertos na frente dos colegas de trabalho, sendo assim a escolha do presente também reflete sua imagem”, aconselha.

“Uma regra essencial é não expor o seu colega de trabalho com piadas intimistas ou que revelem alguma situação desagradável”, afirma Lúcia.

Tirei meu chefe, e agora?

Para muitos, tirar o chefe no amigo oculto é algo desesperador. No entanto, não é necessário ficar preocupado em dar algo muito caro para agradar o seu gestor caso ele seja sorteado.

Apesar de tudo ser uma brincadeira, apenas seja mais discreto ao fazer a troca dos presentes.

“No momento da troca é preciso ter uma pouco mais de reserva, pois ele ainda é seu chefe, mas com certeza a descontração deve estar presente para que também ele se sinta parte da equipe”, afirma Lúcia.

Como fazer com que todos participem?

O amigo secreto é uma forma descontraída de confraternizar e presentear os colegas de trabalho.

No entanto, muitos ainda podem ter dúvidas sobre qual a melhor forma de organizar o evento para que todos participem.

Para Lúcia de Almeida, uma das principais regras ao promover um amigo secreto é estipular um valor para os presentes. Assim, os funcionários poderão optar se desejam participar ou não.

“O ideal é que o amigo oculto tenha um único objetivo, a confraternização. Sendo assim, valores muito altos de presentes podem inviabilizar a participação de alguns profissionais que estão com suas rendas comprometidas”, afirma.

Além disso, existem várias formas criativas de presentear os colegas sem gastar muito.

“O amigo oculto não precisa ser necessariamente de presentes, pode ser uma mensagem, um cartão, ou algum item de baixo custo e para todos os gostos”, diz Lúcia.

Amigo oculto criativo

Dependendo da cultura da empresa, as equipes ainda podem organizar diferentes tipos de amigo secreto.

Em ambientes muito formais, as melhores alternativas seriam o método tradicional ou o “amigo ladrão” – modo em que os participantes podem roubar os presentes de outros. Já em locais mais descontraídos é possível usar o “amigo da onça” e outras variações criativas do evento.

“O que vale é a criatividade para que todos possam participar e se sentirem confortáveis”, afirma 

Lúcia de Almeida.

Não gostei do meu presente, e agora?

O amigo secreto é um momento de descontração entre as equipes do escritório e, por isso, o bom e velho “o importante é participar” vale mais do que o presente.

“A base do amigo oculto é ser um grande momento de troca emocional representado em algo concreto. É fazer o outro se sentir querido, respeitado e reconhecido após um longo ano de trabalho, muitas vezes exaustivo”, afirma Lúcia de Almeida.

Por isso, não fique preocupado em ganhar algo que não irá usar ou não lhe agrada.

“Ao ganhar um presente que não gostou, agradeça e seja gentil. O amigo oculto não está relacionado ao presente e sim ao ato de generosidade entre as pessoas”, diz a especialista.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário