quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Como se tornar um bom líder do século XXI?


Saber lidar com pessoas, ter espírito de equipe, sair do lugar comum, enfrentar desafios, são algumas das qualidades exigidas para se tornar bom líder hoje

Poucos sabem mais existe uma grande diferença entre chefiar e liderar uma equipe. Chefe á pessoa capaz de administrar funções, líder é aquele que inspira outros da equipe e influencia no bom resultados das tarefas.

É possível sim a empresa “construir” um líder, claro que ele já nasce com algumas aptidões em seu DNA, mas a forma como a corporação lhe impõe desafios faz com que esse líder aperfeiçoe seus pontos fortes e melhore os “fracos”.

O líder precisa também saber trabalhar com diferentes tipos de funcionários, pressões, metas e eventuais demissões. Ele não precisa nascer para esta função, mas pode se tornar um líder excepcional se tiver o acompanhamento certo.

Pessoas que só sabem dizer “sim”, não são ideais para serem lideres ou gestores. As empresas querem e necessitam de profissionais para estes cargos que saibam debater e questionar nos momentos devidos e não de marionetes que apenas cumpram ordens.

Nenhuma empresa funciona sozinha, e por mais que o líder seja excelente em todas suas aptidões sem uma equipe ao seu lado ele não terá resultado positivo. Logo uma de suas funções é instigar os que estão ao seu redor, o sucesso nunca será apenas de um, mas de todos, e é isso que alguns não entendem, acham que por ser líder tem um poder soberano.

O líder ideal trabalha em parceria com os demais da equipe e não como se ele fosse melhor que alguém.

· Promova discussões e debates, o pensamento crítico e criativo, a liberdade de pensar sem medo de censuras ou mesmo de perder o emprego.

· O verdadeiro líder está sempre à procura de colaboradores que pensam de maneira diferente e que são por natureza curiosos e questionadores. Pois, ele sabe que precisa se cercar de pessoas que ambicionam romper os padrões estabelecidos para começar novas idéias.

· Respostas rápidas em geral não são as melhores, pessoas com este tipo de raciocínio não examinam as questões que lhes são postas com profundidade, com isso o resultado final pode ser comprometido.

· Não tenha medo de mudar sua opinião, essa atitude não ira te dar mais ou menos “poder”.

· Não tenha medo de admitir erros perante a equipe, todos somos passíveis de erros.

· Encorajar os colaboradores a questionarem absolutamente tudo na organização. Nada deverá ser deixado de lado ou para depois.

· Estimular os indivíduos a pensar e expressar suas ideias e pensamentos.

· Orientar as pessoas para que usem sua mente de maneira crítica e questionem diariamente suas “ideias preconcebidas”. O profissional que tem medo de pensar tem a sua mente enferrujada prematuramente.

Com informações do Administradores.

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