domingo, 24 de julho de 2011

Senta.la e Mazem.be: conheça 15 encurtadores de urls divertidos


Antes mesmo que o Twitter ganhasse o mundo, que fosse traduzido para outras línguas - inclusive o português -, seus usuários o transformaram. Ele não é mais uma rede social, é uma nova forma de se comunicar na internet utilizada por milhões de pessoas e de empresas. Em cinco anos de vida, o Twitter viu seu serviço ser modificado por aqueles que utilizam o site com, por exemplo, o surgimento do retuite, ou em inglês, retweet, que significa replicar a mensagem de alguém para os seus seguidores (Followers) e que nasceu com o uso da palavra "RT" antes do nome do perfil.

Outra criação do usuário é a utilização do Twitter para compartilhar links. Mais do que o que está fazendo ou pensando, as pessoas e obviamente também as empresas querem dividir com seus seguidores o que elas estão lendo na internet. Mas, como quase todo mundo sabe, o Twitter só permite escrever postagens de 140 caracteres, exatamente o que tem essa frase com ponto final. E, para um link, 140 caracteres pode ser muito pouco. E foi assim que surgiram os encurtadores de URLs, sites que permitem aos usuários diminuir as URLs (endereços) dos links que desejam dividir.

Em cinco anos de Twitter, surgiram centenas de encurtadores, alguns engraçados e outros que até deixaram de existir, como o bu.tt, que significa "bumbum" em inglês e que depois de ganhar fama em diversos países foi desativado pelo uso excessivo por quem desejava espalhar spams e propagandas de sites de pornografia. E foi somente em junho deste ano que o Twitter incluiu a função de encurtar link em seu site. Assim que o usuário coloca um link na caixa de postagem do Twitter, ele avisa que aquele link irá aparecer encurtado e ficará com 19 caracteres. Grande parte dos encurtadores são gratuitos e possuem, além de um site, extensões para que o usuário possa diminuir seus links direto no navegador - Chrome, Firefox e etc - ou em um programa de gerenciamento de contas do Twitter, como o TweetDeck.

Para muitos, entretanto, a solução do Twitter veio tarde demais. Diante de tantas opções de encurtadores, muito deles oferecendo estatísticas e até personalização, como o Bit.ly em sua versão Pro, alguns usuários continuam com seus encurtadores favoritos. E nessa maré de encurtadores, sugiram aqueles que aproveitaram a crista da onda para fazer piada: de "Senta lá, Claudia", expressão retirada de um vídeo em que a apresentadora Xuxa manda uma participante do programa sentar e que virou um meme de internet, até encurtador que tira sarro da derrota do Sport Club Internacional para o Mazembe, equipe africana que eliminou o time gaúcho nas semifinais do Mundial de Clubes de 2010.

Quer mandar seu amigo "sentar lá", como a Claudia, ou fazer piada com aquele amigo gaúcho que torce para o Internacional sobre o Mazembe? Encurtando algumas URLs, você pode.

Com informações de Emily Canto Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário