segunda-feira, 1 de junho de 2015

Negócios voltados ao público feminino ganham espaço no mercado


O segmento de beleza e estética no Brasil engloba a indústria, o comércio e a prestação de serviços relacionados aos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

É um setor com grande potencial de crescimento e lucratividade. E as esmalterias estão em um nicho em franca expansão. O Brasil hoje é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o Euromonitor, em 2012 o consumo de “maquiagem para unhas” apresentou um faturamento de 1,7 bilhões de reais, equivalente a 25% da macrocategoria maquiagem.
Salão ou esmalteria?
Muitos empreendedores têm dúvidas em relação à diferença entre os salões de beleza e as esmalterias.

Conheça as principais características e especificidades de cada um dos negócios:

O modelo genérico do salão de beleza
Levando a expressão ao pé da letra, salão de beleza é o local destinado a realizar embelezamento ou ainda, onde se concentra, cria ou realiza “beleza”.

Os salões de beleza tradicionais oferecem a convergência de vários serviços de embelezamento aos clientes em um mesmo local. O público preponderante é feminino e costuma escolher o estabelecimento por indicação; valorizando a proximidade, segurança, conforto, comodidade e preço.

Embora esta oferta genérica e ampla de serviços esteja consolidada e represente a grande maioria dos negócios de serviços de beleza, com o aumento da concorrência, tecnologia e grau de exigência do consumidor, derivações com maior grau de especialidade no atendimento surgiram e são criadas periodicamente. Uma das mais recentes são as esmalterias.

Não somente um tratamento, uma experiência
Inicialmente, vamos entender o conceito de esmalteria. Esmaltar significa aplicar esmalte, portanto podemos inferir que o termo esmalteria remete a um local especializado em esmaltes, seja pela venda ou aplicação dos produtos.

Este modelo ou nicho de negócio, já consolidado no exterior, é relativamente novo no Brasil. Segundo pesquisa realizada na internet, a primeira esmalteria nacional data de 2010.

Mas o que justifica a existência de um negócio especializado em serviços de esmaltação?
Podemos considerar vários fatores. A busca do consumidor cada vez maior por especialização, inovação, experiências acessíveis de luxo, bem estar, a incorporação dos esmaltes e “nail art” como acessório de moda, dentre outros.

Como já visto, o salão de beleza tradicional é um modelo genérico, onde há convergência de vários serviços de embelezamento em um só local. Este é o ponto positivo. Mas se considerarmos que os cuidados com o cabelo envolvem uso de secadores e produtos que geram ruídos, odores, excessiva movimentação de clientes e profissionais dentro do estabelecimento, há prejuízo do bem estar na experiência “tratamento de mãos e pés” quando ocorrem no mesmo ambiente.

Ainda sob esta ótica, na convergência se prioriza atender o máximo de necessidades do cliente de forma facilitada. Já no atendimento especializado, qualificação profissional, cardápio de serviços, variedade de insumos, processos, tempo de atendimento e ambientação planejada são diferenciais necessários, pois o cliente vai até a esmalteria para viver uma experiência focada, e não múltiplas experiências de naturezas distintas.

Uma esmalteria “básica” deve oferecer minimamenteos seguintes serviços:

Manicure e pedicura;
Francesinha e inglesinha;
Unhas artísticas (com desenhos, adesivos, carimbos etc.);
Pelo menos um efeito especial, como ombré, caviar ou plush nails (cobrado por unha);
Somente esmaltação (lixar, hidratar e pintar);
Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa etc.);
Esfoliação e hidratação de cutícula.
Os equipamentos e utensílios mínimospara montagem de uma esmalteria são:

Alicates em inox;
Palito em inox;
Espátula;
Cortador de unha em inox;
Esterilizadores (autoclave);
Cureta;
Toalhas;
Kits de unha com luvas hipoalergênicas, palito e lixas descartáveis;
Pinças;
Tesouras;
Mesas, bancos e sofá para clientes em tratamento e espera;
Telefone;
Computador com software para controle estoque, arquivo de clientes, agendamento de horários e controle do fluxo de caixa;
Balcão para vender produtos.
Espelhos e vitrines.

Os equipamentos desejáveis que permitem oferta de maior gama de serviços são:

Secadoras de unha;
Cama para massagem e depilação;
Cadeiras com regulagem de altura para maquiagem;
Tablets;
TV e estrutura de sonorização do ambiente;
Impressora digital de unhas;
Cadeiras de massagem;
Massageadores de pés;
Estrutura para serviços de bar, cafeteria e lanches, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário