Abrir uma franquia está nos objetivos de grande parte dos empreendedores brasileiros, porém o empresário deve ter em mente que ele deve realizar algumas pesquisas antes de escolher o negócio que deseja investir. Para Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, é fundamental que o interessado analise o mercado e o produto. “Tudo vem do mercado, saber se essa demanda é contínua, se é sazonal e como interfere nos negócios”, afirma.
O empreendedor deve ficar atento ao manual da franquia que é um documento contendo a maioria das informações e o know-how da franqueadora. Se você tiver com antecedência certas informações a respeito suas chances de sucesso aumentam. Com a ajuda de Nascimento, André Friedheim, diretor da Francap, Janete Nagasawa, diretora de consultoria do Grupo Bittencourt, e Wagner L. Almeida, diretor da Divisão de Consultoria e Expansão da Global Franchise, a Exame listou algumas perguntas essenciais que devem ser feitas à empresa franqueadora.
1 – Qual é a estrutura de apoio ao franqueado?
“A pessoa, no primeiro momento, está preocupada com o segmento do negócio, ramo de atuação, mas não enxerga o depois”, afirma Friedheim. Se a empresa não der apoio e atenção necessárias ao franqueado, é bem possível que ele tenha muita dor de cabeça. O empreendedor deve sempre perguntar como é feito esse apoio, se na hora de uma crise como deve ser feito um contato, se será apenas por e-mail ou telefone. “Principalmente quando o franqueado tem dificuldades para atingir os resultados esperados, um suporte estratégico faz a diferença”, explica. Janete
2 – Como são realizados os treinamentos?
O programa de capacitação da equipe variam de empresa para empresa, e como as franquias não é diferente. O empreendedor deve questionar sobre como é feito o treinamento da equipe naquela empresa e quais os recursos que ele tem disponível para isso, se o curso é feito somente à distância ou presenciais, e como são realizados cursos de reciclagem.
3 - Há uma consultoria de campo?
Algumas dúvidas só aparecem quando o negócio está em operação. Para Nascimento, a quantidade de vezes que consultores da franqueadora passam na sua unidade é um diferencial. “Faz parte do suporte contínuo”, afirma.
4 - Quais são as regras do ponto comercial?
O sucesso do negócio, às vezes, pode depender muito do ponto comercial ou da localidade da franquia dentro de um shopping. "Você tem que ser muito criterioso em relação ao ponto", afirma Friedheim. As características do ponto e o limite do aluguel podem diminuir a lucratividade do franqueado, por exemplo.
5 – Quais são as regras para abrir mais de uma franquia?
Os critérios para o investimento em mais de uma franquia variam de empresa para empresa. Existem casos onde o empresário deve sair da cidade para fazer uma nova franquia. “Quando não há nada especificado no contrato, é bom perguntar para onde ele pode crescer”, aconselha Almeida.
6 – Como funciona o marketing da marca?
Geralmente o franqueado paga uma taxa de marketing, mas cada empresa tem um modelo de marca e ações diferentes. “Em muitos dos casos, a franqueadora faz uma ação que, às vezes, não chega a uma região”, explica Janete. Segundo Nascimento, é muito importante que o empreendedor entenda como se dá o fundo de marketing institucional, por isso pergunte sempre sobre isso antes de montar uma franquia.
7 - Qual é o capital realmente necessário para abrir uma franquia?
O investimento inicial de uma franquia é um número estimado, mas há outros gastos que envolvem abrir uma unidade. Especialistas afirmam que o empresário precisa se atentar ao capital necessário durante a pré-operação. "Além da montagem da loja, saiba como funciona a adequação do local e qual é o custo de ocupação", explica Janete.
Com informações da Exame.
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