Abrir um negócio exige que você saia da chamada “zona de conforto”, pois as dúvidas e incertezas que rodeiam isso pedem que o empresário inove e arrisque cada vez mais. Correr riscos, experimentar novos processos e ter ousadia são atitudes que não devem ser esquecidas por quem empreende e alcançou alguns de seus principais objetivos. “Para empreender é necessário sair da zona de conforto”, afirma Rafael Jakubowski, diretor comercial da agência Sanders Marketing Digital.
“O empreendedor já tem uma vantagem, pois tem um desejo de mudar e fazer as coisas acontecerem”, afirma Maximiliano Tozzini Bavaresco, consultor da SONNE Branding. Confira outras recomendações dos especialistas para inovar mais no dia a dia:
1 – “A concorrência já fez e não deu certo”
Buscar cases de sucesso sempre fazem a diferença, entretanto, não é aconselhável pautar sua empresa indo de acordo com o que a concorrência fez ou deixou de fazer. “Mais experimentação e menos benchmarking”, aconselha Valter Pieracciani, sócio-fundador da Consultoria Pieracciani. Fazer isso, faz com que o empresário pule etapa de hipóteses que é o que gera novas ideias.
2 – “Não tem como calcular os números”
Quando o assunto é inovação, a dificuldade para calcular quanto custará os gastos de implementação de uma ideia pode ser enorme. “Quanto mais nova a solução, mais difícil é mensurar os resultados”, afirma Pieracciani.
Mas, nem por isso empresários devem deixar de mudar ou ignorar sugestões que podem vir a aperfeiçoar o seu produto ou os processos da empresa. Além disso, é importante elaborar um planejamento básico, levando em conta vários cenários.
3 – “Preciso ter uma ideia brilhante”
Conhecimento é o que gera a inovação, independente da área onde você atuar, quanto mais conhecimento sobre o tema você ter, mais fácil é ter uma ideia que não necessariamente precisa ser brilhante. Uma ideia maravilhosa sem mercado não vale nada.
4 – “Não estamos preparados para mudanças”
Voltando para o começo do texto, não sair da zona de conforto é perigoso, principalmente nesse ramo, o empresário deve sempre querer inovar para crescer. E a sensação de perda é que prevalece quando há um anúncio de que alguma coisa vai mudar. “A autopreservação é um freio para inovação”, afirma Pieracciani.
5 – “Nós fazemos isso há muitos anos e sempre funcionou”
A zona de conforto de um empresário pode vir de uma série de acertos ou erros do passado. Eles não devem nortear o caminho de uma pequena empresa e, sim, servir de combustível para aprimorar o negócio. “O comportamento das pessoas está mudando rapidamente. O que te deu sobrevivência no passado não garante a perpetuação do negócio”, explica Bavaresco.
Com informações da Exame.
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